iPhone 14: como foi usar a conexão via satélite pela primeira vez

Hoje em dia, os celulares mais avançados contam com internet 5G. Já o iPhone foi um passo além: a mais recente geração de smartphones da Apple traz conexão via satélite. Muita calma nessa hora: não se trata do acesso similar ao da Starlink, do bilionário Elon Musk, numa espécie de banda larga de alta tecnologia. Na realidade, a comunicação do iPhone 14 com os aparelhos na órbita terrestre foi desenhada para situações muito específicas, classificadas como emergenciais.

A ideia por trás do recurso é que os usuários consigam pedir ajuda caso ocorra uma catástrofe numa região sem cobertura da telefonia tradicional. De que forma? É o que eu te conto nas linhas a seguir. Consegui testar a ferramenta nos Estados Unidos, um dos poucos países em que a empresa da maçã liberou o SOS de Emergência via Satélite.

🔎 Nokia causa confusão ao anunciar nova marca; entenda o que muda

Conexão via satélite no iPhone — Foto: Thássius Veloso/TechTudo 2 de 4 Conexão via satélite no iPhone — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Conexão via satélite no iPhone — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Primeiro de tudo, é importante explicar que o teste foi realizado num ambiente próprio do sistema iOS para que os consumidores conheçam a funcionalidade. Nenhum socorrista foi deslocado para atendimento e nenhuma autoridade sequer foi avisada de que poderia existir uma situação de risco.

Normalmente quando usamos o celular, estamos olhando o aparelho de cima para baixo, certo? Já a conexão via satélite requer um procedimento diferente. O próprio iPhone instrui o usuário a ficar numa área completamente aberta, pois é preciso estabelecer uma espécie de linha reta com o satélite mais próprio. A tecnologia não funciona dentro de casas ou prédios, por exemplo.

3 de 4 Simulação de troca de mensagens — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Simulação de troca de mensagens — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

De acordo com a documentação da fabricante, o recurso de SOS de Emergência via Satélite foi pensado para que a potencial vítima de uma catástrofe ou acidente rapidamente informe o que ocorreu. A tela que surge no iPhone é bastante similar ao app nativo de mensagens. Na simulação, recebi perguntas sobre onde estava e se havia vazamento de gás.

Esta tecnologia também é capaz de enviar automaticamente informações como a localização e a ficha médica da pessoa, caso esteja armazenada no aplicativo de Saúde do iPhone.

4 de 4 Conexão via satélite no iPhone — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Conexão via satélite no iPhone — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Trata-se de uma adição interessante para um aparelho bastante completo. Considere, por exemplo, os problemáticos temporais que assolam muitas cidades. Eles também atingem as torres de telefonia, o que pode levar a uma apagão do sinal em toda a região. A conectividade via satélite deve ajudar nessas horas.

Este é apenas um pequeno passo rumo ao sonho de uma internet via satélite disponível em todo o planeta, mesmo nas áreas mais remotas. Aí sim teríamos um divisor de águas, mas ainda deve demorar para que isso aconteça.

Outro ponto a se considerar é que a latência da comunicação satelital costuma ser maior do que a vista no Wi-Fi ou nas redes tradicionais de telefonia (ocorreu uma baita evolução com a internet 5G, que aos poucos começa a ganhar o país). Ainda não se sabe de que forma a indústria pretende resolver o problema.

Por ora, a Apple é a principal fabricante com esta novidade. Havia expectativa em torno do Galaxy S23, mas a Samsung ficou devendo a conexão via satélite na geração mais recente de telefones.

🎥 iPhone 14: veja sete fatos sobre o celular da Apple

iPhone 14: veja sete fatos sobre o celular da Apple

iPhone 14: veja sete fatos sobre o celular da Apple

Steve Jobs na apresentação do primeiro iPhone, em 2007 1 de 13
Steve Jobs na apresentação do primeiro iPhone, em 2007 iPhone 3G foi lançado no ano seguinte com internet móvel mais veloz 2 de 13
iPhone 3G foi lançado no ano seguinte com internet móvel mais veloz ✅Pular X de 13
Publicidade 3 de 13
O iPhone 4 é lembrado até hoje por causa do design arrojado para a época; smartphone foi lançado em 2010 4 de 13
iPhone 5S, de 2013, com biometria por impressão digital ✅Pular X de 13
Publicidade 5 de 13
iPhone 5C com tela de 4 polegadas; celular chegou ao mercado em 2013 com múltiplas cores e apelo do custo-benefício 6 de 13
iPhone 7 foi anunciado em setembro de 2016 ✅Pular X de 13
Publicidade 7 de 13
Lançamento de 2017, o iPhone X estreou o notch na área superior da tela, onde ficam sensores e câmeras 8 de 13
iPhone 8, também de 2017, tira fotos de 12 megapixels ✅Pular X de 13
Publicidade 9 de 13
Detalhe da câmera do iPhone X 10 de 13
Já com visual mais moderno, iPhone XR teve melhorias importantes na bateria; modelo foi lançado em 2008 ✅Pular X de 13
Publicidade 11 de 13
Exposição do iPhone 11 na sede da Apple, em 2023 12 de 13
iPhone 13: tela com brilho 28% maior do que a geração anterior; celular foi anunciado em 2023 ✅Pular X de 13
Publicidade 13 de 13
iPhone 13 Pro Max, de 2023, mantém a icônica marca da maçã na traseira Celular da Apple foi anunciado em 2007. De lá para cá, muita coisa mudou. Confira os principais momentos do aparelho.
O que você está lendo é [iPhone 14: como foi usar a conexão via satélite pela primeira vez].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...