Telefone fixo continua a ganhar clientes mas a perder minutos de conversação - Telecomunicaç&am

No final do ano passado existiam 4,4 milhões de clientes de serviços telefónicos fixos, o número continua a crescer, por efeito das ofertas em pacote, algo que já não se verifica nos minutos falados através da mesma rede. Telefone fixo continua a ganhar clientes mas a perder minutos de conversação Tek

O 💥️impacto das ofertas em pacote, que incluem telefone,💥️ explicam o crescimento de ano para ano do número de acessos fixos que, à boleia das tecnologias mais recentes, também têm conseguido sair do universo analógico para ligações digitais, hoje na maioria suportadas por redes de nova geração.

Os dados compilados pela 💥️ANACOM para o ano de 2022, mostram que 💥️no final do ano passado existiam 4,4 milhões de clientes do serviço telefónico fixo na modalidade de acesso direto, mais 90 mil que um ano antes (2,1%).

O 💥️parque de acessos telefónicos seguiu a mesma tendência, crescendo 2,2% para 5,4 milhões. Os 118 mil acessos novos do último ano, como explica a ANACOM, refletem o crescimento dos acessos suportados em fibra ótica e TV por cabo.

Os 💥️acessos suportados em redes de nova geração (cabo, fibra ou redes móveis em local fixo) 💥️representavam 89,9% dos acessos telefónicos no final de 2022, a crescer 2,8 pontos percentuais. Por seu lado, o número de acessos analógicos decresceu a uma taxa média anual de 23,4%.

💥️Clique nas imagens para mais detalhes

A taxa de 💥️penetração dos acessos telefónicos principais foi de 52,5 acessos por 100 habitantes e a taxa de penetração de acessos instalados a pedido de clientes residenciais ascendeu a 96,3, por 100 agregados domésticos privados. Também aqui, o número representa um crescimento, neste caso de 2,1 pontos percentuais.

A 💥️cair continua o tráfego na rede fixa, com o volume de minutos de conversação a ter descido 16,8% em relação a 2023, ano em que os efeitos da pandemia ainda atenuaram a tendência de queda. Por tipo de chamada, a 💥️diminuição verificou-se sobretudo no tráfego das chamadas fixo-fixo (-19,8%). Acabou por ser menos acentuado no tráfego fixo-móvel (-12,0%).

Por operadores, a 💥️MEO continua a ter a maior quota de clientes (41,8%), seguida pela 💥️NOS (34,3%), 💥️Vodafone (20,5%) e 💥️NOWO (2,7%). Ao longo do ano, as quotas de mercado de NOS e Nowo caíram ligeiramente (0,3 e 0,2%, respetivamente).

O que você está lendo é [Telefone fixo continua a ganhar clientes mas a perder minutos de conversação - Telecomunicaç&am].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...