Agro e cidades do interior de SP consideram que incêndios vão ser recorrentes e preparam ações

Setembro de 2023: incêndios simultâneos fecham rodovias, causam acidentes e isolam uma cidade na região de Ribeirão Preto. Agosto de 2024: queimadas em série travam estradas, provocam batidas e isolam cidades na região de Ribeirão Preto.

A ocorrência de fenômenos climáticos com resultados semelhantes em curto espaço de tempo no interior paulista já tem sido tratada pelo agronegócio —um dos principais prejudicados— e por prefeituras como cíclicos. Por isso, poder público e agentes privados passaram a desenvolver ações de combate para tentar mitigar os danos provocados pelo fogo.

Sindicatos agrícolas e gestões municipais têm tido o entendimento de que a falta de chuvas será cada vez mais severa, o que combinado com a vegetação seca cria um cenário que facilita a propagação das chamas, mata pessoas e animais, causa prejuízo material e aumenta problemas respiratórios.

Por isso, avaliam, é preciso colocar o aquecimento global e as consequentes mudanças climáticas provocadas por ele na pauta. A ideia é que o assunto seja tratado de maneira semelhante às enchentes no verão, como um problema recorrente, com ações que tentam minimizar seus efeitos.

Questões como a falta de locais para abastecer caminhões-pipa, sinal de telefone na zona rural e até mesmo um cadastramento de todos os veículos que podem auxiliar no combate a queimadas foram discutidos na tarde desta quarta-feira (28) na Prefeitura de Olímpia, em reunião de órgãos públicos que trabalharam nos incêndios do final de semana —e que voltaram a se repetir nesta terça (27), num canavial na zona rural.

Embora concentrados na sexta-feira (23) e sábado (24), os incêndios voltaram a ser registrados desde terça em locais como Batatais (três) e Pedregulho (um) e há a preocupação de que novos problemas surjam devido ao alerta de emergência para incêndios para os próximos dias.

Outras medidas foram debatidas, como a criação de um espécie de "cinturão seco" na cidade, para separar a zona urbana de locais em que o fogo possa se propagar e gerar riscos à população.

O que você está lendo é [Agro e cidades do interior de SP consideram que incêndios vão ser recorrentes e preparam ações].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...