Fumaça de incêndios da amazônia e do interior do estado chegam a São Paulo e mudam cor do céu

O pôr do sol avermelhado desta sexta-feira (23) na cidade de São Paulo foi provocado por incêndios na região da amazônia. Com contribuição menor, o fogo que bloqueia estradas no interior do estado também influenciou na piora da qualidade do ar.

Ventos partindo de noroeste são fenômenos que tipicamente antecedem passagens de frentes frias, como a que chegará a São Paulo neste fim de semana.

Em períodos de estiagem combinada a grandes incêndios no Norte e Centro-Oeste, um corredor de fumaça é formado, diz o meteorologista Marcelo Seluchi, coordenador-geral de operações do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais).

"Estamos em uma esteira de fumaça vinda da amazônia, dando volta por Peru, Bolívia e se aproximando daqui", diz Seluchi. "É típico, antes da passagem da frente frente fria, haver ventos de noroeste, que trazem não só a fumaça, mas o aumento da temperatura", comenta.

Fogo e seca voltam a ser uma grande preocupação na amazônia neste ano. De janeiro até esta a última quarta (21), a região registrou mais de 44,8 mil focos de calor, com aumento de 82% em relação ao mesmo período de 2023, segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Até julho, o acumulado era o mais crítico em duas décadas, e agora é o maior desde 2010, quando foram registrados quase 466 mil focos no período.

O que você está lendo é [Fumaça de incêndios da amazônia e do interior do estado chegam a São Paulo e mudam cor do céu].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...