Quatro a cada dez estagiários são da classe C; veja seleções com vagas abertas

Quatro a cada dez estagiários no Brasil pertencem à classe C, segundo estudo feito pela Tendências Consultoria a pedido do CIEE (Centro de Integração Empresa Escola).

A projeção é que o total de estagiários em 2024 cresça 3,7% no país. Para 2025, a alta esperada é de 4,5%, quando será atingida a marca de 1 milhão de estudantes, o maior volume desde o início da série histórica da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua) do IBGE, em 2012.

"O levantamento nos mostrou que o percentual de estagiários que são responsáveis pelos rendimentos do domicílio quase dobrou desde 2018. Portanto, o estágio possibilita a permanência nos bancos escolares e ajuda nas contas de casa", diz Humberto Casagrande, CEO do CIEE.

A remuneração paga pelas empresas e benefícios como vale-alimentação e plano de saúde ajudam no custeio das despesas da família e no pagamento da universidade, apontam relatos de estagiários.

Iakini Igor, 28, que cursa eventos na Fatec (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo) Ipiranga, explica que os benefícios do estágio que faz na Fundação Osesp (Orquestra Sinfônica do estado de São Paulo) fazem a diferença em sua casa. "Moro com minha mãe e meus irmãos. Com o salário do estágio consigo contribuir com despesas como luz e internet. Os benefícios, como o vale-refeição, são de grande ajuda nas compras do mês e o convênio médico oferece descontos em medicamentos tanto para mim, quanto para meus familiares."

Veja oportunidades de programas de estágio e trainee

Thiago Raposo, 20, estudante de publicidade e estagiário da Prestex, utiliza dos benefícios para ajudar nas contas de supermercado e para pagar a universidade.

Abraão Victor, 24, estudante de ciências humanas, que mora em Praia Grande, conta que a bolsa o ajuda a se manter trabalhando e estudando.

Leia mais

Segundo o CEO do centro, o número de estagiários que usa recursos do estágio para ajudar sua família tem sido superior a 60%. "Esses recursos que seriam para os jovens investirem na educação, comprando livros, fazendo cursos, até mesmo para seu próprio lazer. Esse dinheiro acaba indo para isso. A grande maioria acaba ajudando a família."

O CIEE, que atende aproximadamente 300 mil jovens, tem uma lista de espera de 3 milhões.

O que você está lendo é [Quatro a cada dez estagiários são da classe C; veja seleções com vagas abertas].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...