Iniciada há 20 anos, amizade com Obama vira trunfo para candidatura de Kamala

Na véspera de Ano-Novo em 2007, Kamala Harris, à época procuradora distrital de São Francisco, se preparava para passar o feriado longe de sua terra natal, a Califórnia. Havia voado para o Iowa pela primeira vez, durante um dos invernos mais chuvosos já registrados.

Kamala apareceu em um escritório de campanha sujo, vestindo casaco fofo e botas. Perto de emaranhado de cabos de energia, alguém havia apoiado um cartaz "Afro-americanos para Obama" contra a parede. Kamala estava lá para bater de porta em porta para Barack Obama, então um senador novato de Illinois que fazia uma candidatura improvável à Presidência.

"Estar aqui vale por 1.000 garrafas de champanhe e fogos de artifício", disse Kamala a um repórter no dia de Ano-Novo. "É igual a isso, em termos de emoção, excitação e promessa para o amanhã."

Apoiar Obama foi um risco político. Kamala era uma das raras californianas ocupando um cargo eletivo a endossá-lo à Presidência. A maior parte do peso institucional do partido estava direcionada para Hillary Clinton, senadora de Nova York que tinha um poderoso apoiador, seu marido e ex-presidente Bill Clinton.

Mas a aposta inicial de Kamala deu certo, e Obama nunca se esqueceu disso.

"Ela foi uma apoiadora sólida do presidente em um momento em que todo o establishment político não estava com ele", disse Buffy Wicks, membro da Assembleia Estadual da Califórnia, contratada pela campanha de Obama. "Ela reservou um tempo significativo e energia para ajudar a elegê-lo, e isso foi algo que ele considerou muito."

Na terça-feira (20) à noite na convenção democrata, Obama retribuiu o favor, fazendo um discurso no qual trabalhou por pelo menos três meses. Claro, ele ajustou seus comentários nas últimas semanas para se adequar a uma candidata diferente — mas que se alinhou politicamente com ele por duas décadas.

Os dois compartilham uma visão de política que é definida pela oferta de oportunidades econômicas e sociais a pessoas que historicamente foram excluídas delas.

O que você está lendo é [Iniciada há 20 anos, amizade com Obama vira trunfo para candidatura de Kamala].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...