A mata atlântica sintetiza os desafios do futuro do Brasil e do mundo

O Brasil tem dois terços do seu território (65%) coberto por vegetação nativa, mas a situação não é homogênea. Na mata atlântica, o bioma mais devastado ao longo da história do Brasil, temos somente 35% de vegetação nativa e 25% de florestas densas. Esse é apenas um dos dados revelados pela nova coleção do MapBiomas divulgada nesta quarta-feira (21).

O que restou de floresta na mata atlântica está abaixo do mínimo necessário para a manutenção da sua rica biodiversidade. Este quadro pode levar ao fim do próprio bioma e dos fundamentais serviços ecossistêmicos que ele proporciona.

A despeito de séculos de derrubadas de matas desde 1500, os dados apontam a perda de 5,2 milhões de hectares ou redução de 10% na área de vegetação nativa entre 1985 e 2023, o que equivale à área do Rio Grande do Norte.

A boa notícia é que desde 2006, quando foi publicada a Lei da Mata Atlântica, houve um aumento de 800 mil ha na área florestal. O bioma convive com o desmatamento e a regeneração simultaneamente.

Se acabarmos com o desmatamento, como assumido pelo governo federal, e potencializarmos a regeneração, temos um futuro promissor. Mas é sempre importante salientar que cada pequeno pedaço de floresta madura perdido pode nunca retornar ao que era antes e que uma espécie extinta foi-se para sempre.

Ocupando apenas 15% do território brasileiro (130 milhões de hectares e maior do que duas Franças), o bioma abriga 53% da área urbana nacional e 70% da população do país. As metrópoles da mata atlântica tem sido palco de tragédias ambientais, como a que ocorreu recentemente no Rio Grande do Sul e em anos passados no litoral de São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, acentuadas pelas mudanças climáticas e pela destruição do bioma.

O que você está lendo é [A mata atlântica sintetiza os desafios do futuro do Brasil e do mundo].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...