Potência da cannabis é novo elemento no debate sobre maconha e saúde mental

Sempre que me perguntam sobre o tema "Maconha causa esquizofrenia" e variantes, minha primeira reação é de que se trata de uma "discussão velha e ultrapassada". O tópico é debatido há muito tempo, e a resposta parece sempre uma espécie de posicionamento político, pois há evidências de um lado e de outro.

Contudo, a mais recente polêmica no STF, reacendendo a chama a respeito da legalização da maconha no país, reabriu essa caixa de Pandora, de onde pode sair de tudo. Descriminalização, liberação de porte, regras para consumo, há inúmeras nuances e variáveis.

Podemos discutir aqui aspectos diferentes de como regular esse hábito que, independente da vontade dos formadores de opinião ou dos legisladores, já é seguido por uma parcela significativa da população.

Eu quero aqui discutir parâmetros práticos de segurança, pautado em um estudo recente e bastante completo sobre o tópico, no que diz respeito à ocorrência de psicose induzida por Cannabis. Esse estudo serve como uma excelente referência por um motivo ímpar: o ✅follow up de milhares pacientes por mais de uma década, passando pelo período crítico de neurodesenvolvimento, que é a adolescência.

O estudo veio depois de uma outra excelente publicação de revisão de meta-análise do mesmo grupo publicado na Lancet Psychiatry. Já antevendo as críticas: o grupo tem viés "proibicionista"?

Aparentemente se inclina para esse lado, sim, mas de qualquer forma traz elementos novos e objetivos para essa discussão, os quais recomendo não negligenciar. O estudo mostra uma associação positiva entre o consumo de Cannabis por jovens e a ocorrência de sintomas psicóticos. OK, até aí nada de novo no front.

O que você está lendo é [Potência da cannabis é novo elemento no debate sobre maconha e saúde mental].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...