O poeta que chamou a atenção dos lutadores pela liberdade de Moçambique
O autor e poeta aclamado internacionalmente Mia Couto se descreve como africano, mas suas raízes estão na Europa.
Seus pais portugueses se estabeleceram em Moçambique em 1953 após fugir do regime ditatorial de Antonio Salazar. Couto nasceu dois anos depois na cidade portuária de Beira. "Minha infância foi muito feliz", ele conta à BBC.
Ele ressalta que estava consciente do fato de que estava vivendo em uma "sociedade colonial" —algo que ninguém precisava explicar a ele porque "eram visíveis as fronteiras entre brancos e negros, entre pobres e ricos".
Quando criança, Couto era tímido, incapaz de falar em público ou mesmo em casa. Em vez disso, como seu pai, que também era poeta e jornalista, ele encontrou consolo na palavra escrita.
"Eu inventei algo, uma relação com o papel, e então por trás desse papel sempre havia alguém que eu amava, alguém que estava me ouvindo, dizendo: ‘Você existe’", ele conta à BBC de sua casa na capital de Moçambique, Maputo, com uma pintura colorida e uma escultura em madeira em uma parede amarelo-mostarda.
O que você está lendo é [O poeta que chamou a atenção dos lutadores pela liberdade de Moçambique].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments