Maduro deve pensar se o futuro lhe reserva rede no Caribe ou cela em Haia

Sempre que se fala da saída de Nicolás Maduro do poder na Venezuela, é inevitável que a imaginação das pessoas passe a embaralhar várias possibilidades. Algumas são até criativas, como as que nascem da imaginação popular.

Uma delas tem circulado em forma de meme nas últimas semanas e mostra Maduro, pé no chão, cruzando a temível selva de Darién —rota para centenas de milhares de migrantes que buscam chegar aos Estados Unidos— para buscar, quem sabe, uma vida oculta para o sanguinário ditador no país do norte.

Mas essas elucubrações não habitam apenas o território da imaginação. Neste exato momento, há funcionários de governo importantes debatendo o tema. É sabido que, com uma mudança de governo na Venezuela, tanto Maduro como a linha de frente do chavismo —Jorge Rodríguez, Diosdado Cabello e Padrino López— estará automaticamente em problemas, enfrentará a Justiça local, que já não os defenderá mais, ou tentará escapar a algum país amigo que não os detenha como criminosos de guerra ou os extradite.

Há pelo menos algumas eleições a votação se trata mais disso do que de alternância democrática. "Sair do poder, e que descubram a quem matamos, torturamos, roubamos propriedades, mantemos até hoje vivendo em condições sub-humanas, o que fazemos com as facções criminosas que operam para nós? E a extorsão no Arco Mineiro, perderemos todos esses negócios? De jeito nenhum."

Receba no seu email uma seleção semanal com o que de mais importante aconteceu no mundo

É por isso que falsificar umas atas e montar aquele teatro tosco do domingo à noite é necessário. Maduro não sai do poder fácil porque cometeu muitos crimes e há todo um sistema de delitos ilegais que se conectam diretamente à sua ação.

A 💥️Folha conversou com algumas pessoas que receberam como tarefa construir a tal "ponte de ouro", expressão usada pelo ex-presidente da Colômbia Juan Manuel Santos, para que entregue o poder.

Ele mesmo coloca já de cara que, ao ser escolhido esse caminho, um nível de anistia seria necessário, como os EUA mencionaram nesta semana. Este já poderia ser um primeiro entrave: o que fazer com tantos abusos aos direitos humanos cometidos dentro e fora da Venezuela?

O que você está lendo é [Maduro deve pensar se o futuro lhe reserva rede no Caribe ou cela em Haia].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...