Programa retira mais de 20 toneladas de lixo do mar em São Paulo

Roupas íntimas, latas, plásticos, vidros, garrafas, produtos importados. Materiais poluentes viraram fonte de renda para pescadores artesanais que trabalham com arrasto de camarão e estão cadastrados no programa estadual Mar Sem Lixo, desenvolvido em seis cidades do litoral paulista.

A iniciativa já retirou 23,1 toneladas de lixo do fundo do mar, de manguezais e de ilhas próximas, o que representou remuneração de R$ 213.106,00 aos 231 pescadores participantes.

Uma newsletter com o que você precisa saber sobre mudanças climáticas

É o caso de Edenílson Batista, 42, um dos que receberam a reportagem, na tarde desta quinta-feira (15), na praia do Perequê, em Guarujá (SP). Ele divide sua atividade entre antes e depois do Mar Sem Lixo.

"Antigamente, ninguém falava ‘ah, se eu limpar vai melhorar’. Pensava: ‘o mar vai levar, daqui a pouco some’. E não é assim. Ainda bem que as coisas vão evoluindo e a gente também aprende", diz.

Batista acrescenta: "Esse lixo todo enche d’água e, por isso, vai parar no fundo do mar. Quando tiramos durante a pesca do camarão, o lixo que aparece está chapado de lama e com outros resíduos. Era mesmo preciso motivar os pescadores para ampliar a retirada e dar a destinação certa".

Quando reaproveitáveis, os materiais são direcionados para cooperativas de reciclagem. Caso os rejeitos não possam ser reutilizados vão para aterros sanitários.

O que você está lendo é [Programa retira mais de 20 toneladas de lixo do mar em São Paulo].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...