Dilema entre interesses e valores ditará os próximos 50 anos de Brasil-China

Brasil e China completaram na quinta-feira (15) 50 anos de relações diplomáticas. A data vem sendo lembrada por ambos os lados com fanfarra e deve culminar na visita de Xi Jinping ao Rio em novembro, quando, espera-se, o Brasil deve assinar o protocolo de adesão à Iniciativa de Cinturão e Rota.

Efemérides são sempre uma oportunidade para olhar para trás, aprender com erros, replicar acertos e se preparar para o futuro. E é bom lembrar em que contexto nos tornamos parceiros da China comunista —por iniciativa de um governo militar, seguindo a toada da reaproximação entre Pequim e o resto do mundo pós-visita de Nixon a Mao em 1972.

Parece um dissenso. Anos antes, usaram a viagem de Jango à China e seu encontro com Mao como evidência de tendência comunista. Seguiram-se por aqui longos e penosos 21 anos de ditadura para combater a tal "ameaça vermelha", mas bastou uma sinalização positiva dos EUA para que mudássemos nosso reconhecimento de Taiwan para a República Popular.

E o nome para isso sabemos: pragmatismo, palavra que permeou a forma como Pequim se engajou desde então não só com o Brasil, mas com o mundo.

Também foi assim no Chile, primeiro país sul-americano a estabelecer relações com os comunistas em 1970. Embora os laços tenham sido restaurados pelo esquerdista Salvador Allende, permaneceram praticamente intactos durante os anos Pinochet. Mais que isso, o regime por lá viu nos chineses uma janela para evitar o completo isolacionismo, tendo Pequim mantido seu embaixador na capital chilena mesmo após o golpe de 1973.

Este tão celebrado pragmatismo chinês serviu bem aos interesses liberais no século passado, com indústrias inteiras ávidas para usar a mão de obra farta chinesa e vender para uma classe média urbana em franca ascensão. Em 2024, porém, virou uma pedra no sapato do Ocidente.

O que você está lendo é [Dilema entre interesses e valores ditará os próximos 50 anos de Brasil-China].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...