Lula avalia anúncio em bloco de nomes para diretoria do BC, incluindo Galípolo na presidência

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avalia enviar, de uma vez só, todas as suas próximas quatro indicações à diretoria colegiada do BC (Banco Central), incluindo a de Gabriel Galípolo para o comando da autarquia, afirmaram múltiplas fontes ouvidas pela Reuters.

O movimento deve ser feito nas próximas semanas, como adiantou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Uma vez que suas escolhas tomem posse em 2025, caso aprovadas pelo Senado, Lula passará a ter uma maioria de sete indicados no Copom (Comitê de Política Monetária), que tem nove membros com mandatos fixos.

O nome de Galípolo, atual diretor de Política Monetária, está bem consolidado para substituir o presidente do BC, Roberto Campos Neto, que está no posto desde 2023, por indicação do ex-presidente Jair Bolsonaro, e tem mandato até o fim deste ano, disseram sete fontes sob condição de anonimato.

Para o lugar de Galípolo, um nome considerado é o do economista-chefe do Bradesco, Fernando Honorato, que tem bom trânsito na Fazenda e entre líderes do governo, disseram três fontes com conhecimento do assunto. Uma delas pontuou, contudo, que ainda há outros candidatos no páreo.

Outra fonte afirmou que Marcelo Kayath, sócio da QMS Capital e ex-diretor do Credit Suisse no país, chegou a ser sondado para o posto, mas já teria declinado. À Reuters, ele afirmou que não comentaria o assunto.

O que você está lendo é [Lula avalia anúncio em bloco de nomes para diretoria do BC, incluindo Galípolo na presidência].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...