Exército de Israel usa civis palestinos como escudo humano em Gaza, diz jornal

O Exército de Israel tem usado civis palestinos para revistar túneis e edifícios na Faixa de Gaza e se assegurar de que os locais são seguros para incursões militares, afirma uma reportagem do jornal israelense Haaretz, um dos mais relevantes do país, publicada na terça-feira (13).

reportagem do jornal israelense se baseia em relatos de diferentes integrantes das Forças Armadas, de soldados a comandantes.

Ao Haaretz o Exército do país negou a prática, afirmando por meio de sua assessoria que suas tropas são proibidas de usar civis palestinos capturados em Gaza em operações que ponham as vidas deles em risco. "As ordens e instruções das Forças Armadas de Israel nesse sentido foram claras", afirma em nota.

Também ao jornal, Vedant Patel, porta-voz do Departamento de Estado dos EUA —principal aliado de Israel—, disse que as forças israelenses investigam os incidentes.

O relato do diário israelense reforça o que a Al Jazeera, emissora qatari censurada em Israel, vinha relatando há meses —que Tel Aviv tem usado habitantes de Gaza como escudo, a mesma prática que os militares do país acusam o grupo terrorista Hamas de fazer.

Patel afirmou ainda que cenas como a de um vídeo da Al Jazeera publicado há dois meses, em que soldados israelenses vestem palestinos com uniformes do Exército e prendem câmeras a seus corpos antes de mandá-los adentrar construções arruinadas e túneis com as mãos atadas com lacres de plástico, não refletem os valores do Exército de Tel Aviv e violam suas normas e regulamentos.

O que você está lendo é [Exército de Israel usa civis palestinos como escudo humano em Gaza, diz jornal].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...