Como a pequena economia da Suécia pode ensinar a Europa a ser competitiva novamente

A economia da Suécia, em muitos aspectos, sofreu as mesmas tribulações que o resto da Europa: recentes surtos de inflação esmagadora e recessão, e agora a perspectiva de um crescimento modesto em um mundo dividido por conflitos geopolíticos e econômicos.

No entanto, o país nórdico possui uma lista de empreendedores de alta tecnologia que desperta a inveja de seus vizinhos. Spotify e Skype são marcas reconhecidas globalmente. Klarna, uma empresa de tecnologia financeira, e King Digital Entertainment, criadora do fenômeno dos videogames Candy Crush, são outros exemplos de potências tecnológicas locais.

"Eles têm algo —particularmente no setor de tecnologia— que outros países europeus realmente não têm na mesma medida", disse Jacob Kirkegaard, pesquisador sênior do German Marshall Fund.

Esse histórico empreendedor tem atraído atenção renovada em um momento em que as ansiedades estão aumentando em relação a capacidade da Europa de competir com os avanços tecnológicos americanos e chineses.

Os Estados Unidos produziram uma geração de empresas como Google, Meta e Amazon, enquanto a cena tecnológica da China floresceu com empresas como Alibaba, Huawei e ByteDance, dona do TikTok.

O que você está lendo é [Como a pequena economia da Suécia pode ensinar a Europa a ser competitiva novamente].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...