CGU apura sumiço de documentos do Ministério do Meio Ambiente

A CGU (Controladoria-Geral da União) apura a informação de que milhares de documentos do Ministério do Meio Ambiente foram retirados do ar ainda no governo Bolsonaro.

Procurada, a CGU afirmou que não pode fornecer mais detalhes, uma vez que os fatos estão sob apuração. Em nota, o órgão disse que trabalha de forma integrada para que "a transparência seja a regra e o sigilo a exceção".

Uma newsletter com o que você precisa saber sobre mudanças climáticas

O Ministério do Meio Ambiente disse que o gabinete da ministra Marina Silva determinou a abertura de investigação preliminar sumária para apurar o caso. A pasta atua em conjunto com a CGU para verificar a informação da retirada dos documentos do site durante o governo anterior.

O caso chegou à Snai (Secretaria Nacional de Acesso à Informação), vinculada à CGU, que encaminhou o a demanda internamente. Ainda segundo a controladoria, a Secretaria Federal de Controle instaurou o processo e vai apurar os fatos.

Conforme revelado pela coluna do jornalista Guilherme Amado, no portal Metrópoles, milhares de documentos de 30 anos foram extraviados. Entre eles, registros datados da fundação do ministério, em 1992, pesquisas, estudos e previsões de catástrofes –como a que atingiu o estado do Rio Grande do Sul há poucos meses.

Segundo a coluna, servidores afirmaram que os documentos mais importantes vêm sendo recuperados no governo Lula, mas que ainda há materiais que seguem sem ser divulgados por dificuldades técnicas.

Técnicos do órgão avaliam qual é o setor competente para dar seguimento ao tema. Isso depende do que teria motivado o problema.

A negativa da entrega de documentos existentes seria tratada pela área que lida com acesso à informação. No entanto, se há suspeita de envolvimento de servidores, o tema teria de ser cuidado pela corregedoria, ou um eventual desaparecimento de documentos precisaria ser analisado pela auditoria, para uma avaliação de sistemas, por exemplo.

Por conta disso, o caso ainda precisa ganhar contornos mais definidos internamente.

O que você está lendo é [CGU apura sumiço de documentos do Ministério do Meio Ambiente].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...