Vírus sincicial é principal causa de internações e óbitos de crianças por síndrome respiratória

O vírus sazonal VSR (vírus sincicial respiratório) é a principal causa de internações e óbitos em crianças pequenas, apesar de queda nas últimas semanas, segundo boletim InfoGripe, da Fiocruz divulgado nesta quinta-feira (25).

De acordo com os dados do relatório, apesar de observada interrupção do crescimento de hospitalizações de VSR e influenza A em alguns estados do Centro-Sul do país, a influenza segue em alta para os idosos e rinovírus nos mais novos. Estados do Norte também registraram aumento de casos de VSR e rinovírus em crianças de até dois anos.

Casos de Srag (síndrome respiratória aguda grave) registram indícios de queda a curto e longo prazo em todo o país. Para o levantamento, foram utilizados dados inseridos no SivepGripe até dia 20 de julho.

No Amazonas e em alguns estados do Nordeste, como Alagoas e Pernambuco, a circulação do vírus da Covid também teve aumento entre idosos nas últimas semanas, mas num nível abaixo se comparado ao histórico de circulação. A doença é a principal causa de internações dos mais velhos nessas regiões.

Nas últimas oito semanas, a mortalidade por Srag de crianças e idosos foi semelhante, sendo Covid e influenza A destacado entre os mais velhos, e entre aqueles de 5 a 64 anos, com a influenza A sendo a principal causa de óbitos.

Já nas últimas quatro semanas, o VSR segue sendo o principal vírus respiratório em circulação nas últimas quatro semanas epidemiológicas com 36,8% de incidência, seguido por 21% para influenza A, 10% para Covid-19 e 1% para influenza B.

O que você está lendo é [Vírus sincicial é principal causa de internações e óbitos de crianças por síndrome respiratória].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...