Suspeito de planejar morte de Mãe Bernadete é preso na Bahia

Um dos suspeitos de planejar o assassinato da líder quilombola Bernadete Pacífico, 72, conhecida como Mãe Bernadete, foi preso na noite de terça-feira (23) no bairro de Stella Maris, em Salvador.

Ydney Carlos dos Santos, conhecido como Café, estava foragido desde novembro de 2023, quando teve a prisão decretada por suspeita de participação no crime. O responsável por sua defesa não foi localizado.

As investigações apontaram que Ydney era auxiliar direto de Marílio dos Santos, denunciado como mandante do crime. Ele teria auxiliado no planejamento do assassinato de Mãe Bernadete, morta com 25 tiros na comunidade quilombola Pitanga dos Palmares.

A prisão preventiva foi realizada por agentes do Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico da Polícia Civil da Bahia. Também foram apreendidas uma pistola e porções de drogas com o suspeito.

Ao todo, cinco pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público do Estado da Bahia por suspeita de participação no crime. Um sexto suspeito, que guardou as armas utilizadas no crime e deu apoio para fuga de um dos atiradores, foi indiciado em outro inquérito.

Arielson da Conceição Santos, Josevan Dionísio dos Santos, Marílio dos Santos, Ydney Carlos dos Santos de Jesus, Sérgio Ferreira de Jesus foram denunciados por suspeita de homicídio triplamente qualificado por motivo torpe, com uso de arma de fogo e sem chance de defesa da vítima. A 💥️Folha ainda não conseguiu contato com as defesas dos denunciados.

Arielson e Sérgio já haviam sido presos pela Polícia Civil em setembro de 2023. Josevan e Marílio ainda estão foragidos.

A newsletter sobre o mundo jurídico exclusiva para assinantes da Folha

Na segunda-feira (22), a Justiça acatou o pedido do Ministério Público e decidiu que Arielson da Conceição Santos, Marílio dos Santos e Sérgio Ferreira de Jesus vão a júri popular.

A investigação apontou que Mãe Bernadete lutava contra a instalação de um bar chamado Pitanga Point, erguido por traficantes para realização de festas. A barraca estava sendo construída nas margens de uma represa em uma área de preservação permanente.

De acordo com os investigadores, Sérgio Ferreira enviou áudios aos líderes do tráfico, informando que a líder quilombola teria acionado a polícia para impedir instalação do bar dentro da área de preservação.

Depois disso, apontam os investigadores, a morte da líder quilombola teria sido ordenada por Marílio dos Santos com o apoio de Ydney Carlos dos Santos de Jesus, ambos apontados como líderes do tráfico de drogas na região do quilombo Pitanga dos Palmares.

O crime teria sido executado por Arielson da Conceição Santos e Josevan Dionísio dos Santos, ambos ligados à mesma facção criminosa. Eles chegaram na comunidade a pé, entraram na casa da ialorixá e a mataram com 25 tiros. Também roubaram cinco telefones celulares que estavam no imóvel.

O que você está lendo é [Suspeito de planejar morte de Mãe Bernadete é preso na Bahia].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...