Rússia e Ucrânia falam juntas em paz pela 1ª vez desde 2023

Pela primeira vez desde que as negociações para encerrar a Guerra da Ucrânia fracassaram em 2022, os governos de Moscou e de Kiev falaram ao mesmo tempo em retomar o diálogo pela paz. Se o árduo caminho será trilhado enquanto os combates continuam, isso é incerto.

A China, país que com o Brasil defende de forma mais assertiva que os rivais sentem-se à mesa, foi o mediador público da questão durante a visita do chanceler ucraniano, Dmitro Kuleba, ao país.

Ele foi recebido para quase quatro horas de conversas pelo seu par Wang Yi nesta quarta (24). Ao fim da rodada, o chinês declarou a jornalistas em Cantão que "Kuleba disse novamente estar pronto para engajar o lado russo em um processo de negociação em algum estágio, no momento em que a Rússia estiver pronta para negociar de boa-fé".

Segundo Wang, porém, o ministro ucraniano "enfatizou que não vê tal prontidão do lado russo agora". Seria apenas o óbvio, dado que o governo de Volodimir Zelenski promoveu uma conferência unilateral de paz para discutir o fim da guerra em seus termos, no mês passado, na Suíça.

A surpresa veio dos comentários imediatos em Moscou. "A mensagem em si pode ser vista em uníssono com a nossa posição", disse em seu briefing diário o porta-voz de Vladimir Putin, Dmitri Peskov.

"Vocês sabem que o lado russo nunca recusou negociar e sempre se manteve aberto ao processo de negociação. Mas os detalhes são importantes aqui, e ainda não sabemos nada deles", afirmou. Como se vê, ambos os rivais mantiveram uma posição dura, mas piscaram.

O que você está lendo é [Rússia e Ucrânia falam juntas em paz pela 1ª vez desde 2023].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...