Saída de Biden reduz chance de avalanche pró-Trump nos EUA, diz ex-assessor de Obama

Ex-assessor na Casa Branca durante o governo Barack Obama, o consultor Nick Zimmerman disse que a saída de Joe Biden da disputa presidencial nos Estados Unidos diminui a probabilidade de uma avalanche eleitoral do Partido Republicano no pleito de novembro.

O atual presidente anunciou no domingo (21) que desistiu de concorrer e disse apoiar sua vice, Kamala Harris.

Segundo ele, caso Biden permanecesse no páreo, estava se desenhando nos EUA um cenário em que Donald Trump poderia vencer a disputa e seus aliados republicanos conseguirem o controle também da Câmara e do Senado.

"Com a Kamala, voltamos um pouco para a dinâmica da ‘normalidade’ da campanha pré-debate [que desencadeou a crise no comitê de Biden], em que uma avalanche em favor de Trump e seus aliados no Congresso, como alguns analistas falavam, ficou menos provável", disse Zimmerman à💥️ Folha.

"Mesmo que o Trump ganhe, o Congresso fica mais apertado, justamente por agora os democratas terem uma candidata que parece mais cheia de gás. Ela mobiliza as campanhas legislativas. Há candidatos no Congresso, como Elissa Slotkin, [democrata de Michigan], que durante esse tempo estava com um desempenho nas pesquisas melhor do que Biden. Tendo uma candidata [à Casa Branca] que pode aproximar essa brecha, fortalece esses nomes democratas. Vai ter um impacto, a corrida pelo controle do Congresso ficou mais apertada".

De Washington, a correspondente da Folha informa o que importa sobre a eleição dos EUA

Zimmerman é atualmente sócio da consultoria Dinámica Americas, especializada nas relações dos EUA com a América Latina. Ele viajou ao Rio para participar de um evento paralelo do G20, organizado no BNDES.

No governo Obama, ele foi diretor para assuntos de Brasil e Cone Sul no Conselho de Segurança Nacional de 2014 a 2016.

De acordo com Zimmerman, Kamala tem possibilidade de buscar votos em estados que antes estavam fora da rota eleitoral traçada por Biden. "Em teoria, há mais estados pêndulos possíveis para a Kamala do que para Biden, que estava concentrado no rust belt (Cinturão da Ferrugem), no caso Wisconsin, Michigan e Pensilvânia".

O que você está lendo é [Saída de Biden reduz chance de avalanche pró-Trump nos EUA, diz ex-assessor de Obama].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...