Caminhar ou correr: para a mesma distância, o que consome mais energia?

É segunda-feira de manhã, o despertador toca e já são 7h30. Seu compromisso era às 7h e você está 30 minutos atrasado. Normalmente, você leva 45 minutos para caminhar os 3 km até o trabalho, mas, nesta manhã, vai correr por 20 minutos para cumprir o horário. Sim, você conseguiu. Porém, na hora do almoço está se sentindo mais cansado e com a sensação de que gastou mais energia do que o normal no trajeto. No entanto, você percorreu a mesma distância que nos outros dias. Como isso pode acontecer?

O gasto calórico associado a uma atividade é chamado de "custo metabólico" e corresponde à energia consumida por nossos órgãos para percorrer uma determinada distância. Essa conta pode ser determinada por meio da análise das trocas gasosas. Com base no oxigênio consumido e no dióxido de carbono produzido, estimamos a quantidade de energia gasta pelo nosso corpo e, portanto, o custo metabólico. Foi graças a esse método que os pesquisadores já haviam respondido a essa questão desde a década de 1970.

Portanto, a resposta ao título acima —o que, talvez, não seja surpreendente— é que a corrida consome mais energia do que a caminhada para o mesmo trajeto. Agora, as explicações.

Energia perdida

Imagine-se observando alguém correndo. Observe atentamente o movimento vertical (para cima e para baixo) da pélvis e da cabeça dessa pessoa. Quando corremos, nosso corpo oscila mais verticalmente do que quando andamos. Isso significa que os músculos dos membros inferiores precisam gerar mais força para produzir esse movimento vertical, o que consome mais energia sem nos aproximar de nosso destino.

Ou seja, ao correr, parte da energia gasta é usada para se mover para cima em vez de para a frente. A energia necessária para percorrer os 3 quilômetros é, portanto, maior na corrida do que na caminhada.

Essa diferença entre caminhar e correr não se limita ao que acontece durante a atividade em si. Na verdade, todo exercício físico causa um gasto retardado de energia que se soma a outros de sua movimentação.

O que você está lendo é [Caminhar ou correr: para a mesma distância, o que consome mais energia?].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...