Rio já teve Bolsa de Valores protagonista no Brasil; veja história e fotos antigas

O município do Rio de Janeiro, que prevê sediar uma nova Bolsa de Valores, já teve uma operação do tipo com protagonismo nacional. Trata-se da BVRJ (Bolsa de Valores do Rio de Janeiro).

A antiga Bolsa carioca, uma das primeiras do país, ficou inativa em 2002, após esvaziamento e concentração do mercado de capitais em São Paulo. O empreendimento acabou incorporado à estrutura da Bolsa paulista, atualmente chamada de B3.

Segundo economistas e líderes empresariais cariocas, o fim da BVRJ intensificou o processo de saída de empresas e profissionais do setor financeiro da capital fluminense.

Com a instalação de uma nova Bolsa, prevista para o segundo semestre de 2025, a gestão do prefeito Eduardo Paes (PSD) aposta na atração de novos investimentos para a cidade. A ideia é competir com a B3. Analistas, contudo, ainda veem desafios para o projeto decolar.

"A gente acompanhou a decadência econômica do Rio de Janeiro dos anos 2000 para cá, e era muito claro que essa decadência se devia também ao esvaziamento do que se pode chamar de city [cidade] financeira", afirma o economista e consultor Carlos Cova.

"Esse esvaziamento foi consequência do encerramento da Bolsa de Valores do Rio. Hoje, se você chegar ao centro da cidade, vai conviver com uma sensação de eterno domingo: comércios fechados e ruas vazias", completa.

O que você está lendo é [Rio já teve Bolsa de Valores protagonista no Brasil; veja história e fotos antigas].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...