Tiro vai ajudar Trump como facada ajudou Bolsonaro?

O tiro de Thomas Crooks vai ajudar a eleger Donald Trump como a facada de Adélio Bispo ajudou a eleger Jair Bolsonaro?

É difícil dizer. Na verdade, até hoje não sabemos bem qual foi o efeito da facada sobre a campanha eleitoral de 2018. A maioria dos analistas acha que o atentado ajudou Bolsonaro, eu também acho. Mas como?

Uma primeira hipótese, levantada nos primeiros dias após o atentado de 2018, apostava que a comoção em torno do atentado faria Bolsonaro subir rapidamente nas pesquisas. Alguns achavam que algo semelhante havia acontecido com a campanha de Marina Silva em 2014, lançada logo após a morte de Eduardo Campos em um acidente aéreo.

Não foi bem assim: Bolsonaro subiu nas pesquisas depois da facada, mas gradualmente. Se houve um "bônus de solidariedade" eleitoral, ele cresceu conforme o candidato era mostrado no hospital, com sua família, todos os dias, correndo risco de vida.

Se foi isso, Trump não deve esperar por um bônus semelhante: o republicano saiu do atentado com ferimentos leves, incomparavelmente menos graves que os de Bolsonaro.

O que você está lendo é [Tiro vai ajudar Trump como facada ajudou Bolsonaro?].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...