Bom controle glicêmico reduz o declínio da mobilidade em idosos com diabetes

Estudo realizado com 3.202 idosos mostrou que o controle adequado da glicemia, em diabéticos, é capaz de amenizar o declínio da velocidade de caminhada. A lentidão em pessoas idosas é um importante indicador de mobilidade e está associada à perda de independência e ao maior risco de quedas, hospitalização, institucionalização e morte.

Resultados do trabalho indicam que o mau controle glicêmico, e não o diabetes em si, é um discriminador do declínio da velocidade de caminhada em pessoas idosas independentemente das condições prévias de mobilidade e pode servir como uma ferramenta de triagem precoce para o risco de diminuição do desempenho funcional na população idosa.

"Já se sabia que o diabetes tinha um impacto negativo na velocidade da caminhada de pessoas idosas. O que não sabíamos, e o resultado do estudo nos surpreendeu muito, foi quanto o controle glicêmico adequado pode reduzir esse processo. Na comparação, as pessoas idosas com diabetes [controlado ou não] tiveram uma redução da velocidade de caminhada maior do que aquelas que não tinham a doença" diz à Agência Fapesp Tiago da Silva Alexandre, professor do Departamento de Gerontologia da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) e orientador do estudo, que foi financiado pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

"No entanto, nos indivíduos com adequado controle glicêmico essa redução foi muito menor. Isso é mais um alerta para a importância de controlar o nível glicêmico", afirma.

Vale destacar que, geralmente, o controle glicêmico é avaliado por meio dos níveis de hemoglobina glicada (HbA1c) no sangue —parâmetro que reflete a quantidade de açúcar circulante. Nos indivíduos com diabetes, a meta glicêmica é atingida quando os níveis de HbA1c estão entre 6,5% e 7,0%, o que caracteriza o adequado controle glicêmico. Já níveis de HbA1c acima de 7,0% correspondem a um pior controle glicêmico.

O trabalho, publicado na revista científica Diabetes, Obesity and Metabolism, é o primeiro a comparar a evolução do processo de lentidão entre pessoas idosas diabéticas com e sem controle glicêmico.

O que você está lendo é [Bom controle glicêmico reduz o declínio da mobilidade em idosos com diabetes].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...