Por que livros de cura da Coreia do Sul e do Japão agora migram para o Brasil

Esgotados por rotinas árduas e um mercado de trabalho competitivo, escritores e leitores do Japão e da Coreia do Sul vêm tentando aplacar suas angústias com livros sobre pessoas sofridas, que levam vidas mundanas e, páginas depois, alcançam a plenitude. Batizado de "healing fiction", ou ficção de cura, o gênero agora abarrota livrarias brasileiras.

As tramas são singelas, com poucos personagens e cheias de gatos fofos e lições de moral. Se passam em lugares comuns e acolhedores, como cafeterias, bibliotecas e lojinhas, que viram quase clínicas terapêuticas, por onde pessoas deprimidas tentam reencontrar propósito na vida bebericando cafés ou zanzando entre prateleiras.

Um expoente é o romance "Bem-Vindos à Livraria Hyunam-dong", sobre uma mulher desolada que decide realizar o sonho de abrir uma livraria e, assim, devolver significado à própria existência.

Trazido da Coreia do Sul pela Intrínseca no ano passado, o livro foi escrito por Hwang Bo-reum, que em setembro vem ao Brasil para a Bienal do Livro de São Paulo. Em entrevista por escrito, ela diz que a ficção de cura só funcionou tão bem no seu país porque sul-coreanos vinham procurando uma forma de escapar da dura lógica sob a qual vivem.

"Estamos sempre nos criticando e nos punindo, pensando que temos que acompanhar o nível de vida dos outros. Às vezes até tiramos um tempo para nos consolar, mas depois voltamos a nos castigar", afirma.

Esse sentimento de aflição se intensificou durante a pandemia de coronavírus, quando os sul-coreanos foram obrigados a largar as máquinas para se trancar em casa. A mudança forçou muitos deles a desacelerar e, enfim, pensar em saúde mental.

É o que diz a também sul-coreana Miye Lee, que lançou "A Grande Loja de Sonhos: O Sonho que Você Encomendou Está Esgotado" em meio ao primeiro pico da Covid-19. Em 2023, o livro ficou entre os mais vendidos do país, antes de chegar ao Brasil pela Martins Fontes.

O que você está lendo é [Por que livros de cura da Coreia do Sul e do Japão agora migram para o Brasil].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...