Brasil tem 8.441 localidades quilombolas, aponta Censo; 64% estão no Nordeste

O Censo Demográfico 2022 contabilizou 8.441 localidades quilombolas no Brasil. Quase 64% desses espaços ficam na região Nordeste, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (19) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

As localidades vão além dos territórios oficialmente delimitados. São lugares onde o Censo verificou a existência de aglomerados permanentes de no mínimo 15 pessoas declaradas quilombolas, cujos domicílios estão a no máximo 200 metros de distância uns dos outros.

O mapeamento atende a uma demanda dessa população, já que a delimitação oficial de territórios "avançou muito pouco" ao longo das décadas no país, disse Fernando Damasco, gerente de Territórios Tradicionais e Áreas Protegidas do IBGE.

"Desde que a gente começou a preparar o Censo, as comunidades quilombolas sempre salientaram que a gente não poderia se restringir às áreas oficialmente delimitadas, porque não são representativas do conjunto das áreas ocupadas pelos quilombolas", afirmou o pesquisador.

"O Censo, já na sua primeira divulgação [sobre o grupo], confirmou isso. Só 12% da população quilombola, aproximadamente, está dentro dos territórios oficialmente delimitados. Por isso, fizemos um processo de identificação das localidades."

Dados do recenseamento divulgados anteriormente apontaram que o Brasil tem 1,3 milhão de quilombolas. Do total, apenas 167,8 mil (12,6%) vivem dentro de territórios oficialmente reconhecidos, enquanto 1,2 milhão (87,4%) está fora das áreas.

Este é o primeiro Censo que traz detalhes sobre a população quilombola. O IBGE, contudo, não informou quantas pessoas vivem nas 8.441 localidades espalhadas pelo território nacional.

"Devido a limitações metodológicas e aos cuidados com a preservação da confidencialidade das informações estatísticas, não foi possível, nesta publicação, definir a população residente em cada localidade quilombola", declarou o instituto.

O que os números apontam é que 85% das localidades (7.160) ficam fora de territórios oficialmente delimitados. A fatia restante, de 15% (1.281), situa-se dentro de áreas formalmente reconhecidas.

Damasco lembrou que um mapeamento prévio do IBGE, referente a 2023, havia contabilizado 5.972 localidades no país –patamar inferior ao do Censo 2022 (8.441). Segundo o técnico, o recenseamento aprimorou o trabalho de identificação, o que teria contribuído para um alcance maior.

"Agora, com o resultado do Censo, conseguimos aperfeiçoar o mapeamento e produzir uma visão atualizada e muito mais completa, porque parte da declaração dos próprios informantes quilombolas", afirmou.

O que você está lendo é [Brasil tem 8.441 localidades quilombolas, aponta Censo; 64% estão no Nordeste].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...