Programa Mais Médicos bate recorde de inscrições em novo edital

O Mais Médicos recebeu 33.014 inscrições, alcançando um recorde no número de profissionais que querem participar do programa. Serão oferecidas 3.177 vagas em equipes de Saúde da Família, Consultório na Rua e Atenção Básica Prisional em todo o país.

O edital prevê cotas em municípios para pessoas com deficiência (PCD) e grupos étnico-raciais. Eles representaram 3.122 das inscrições, sendo 2.636 negros, 34 quilombolas, 70 indígenas e 382 PCDs.

Médicos formados em instituições de educação superior brasileiras ou com diploma revalidado no país com registro em Conselhos Regionais de Medicina compõem a maioria dos inscritos, com 15.699 postulantes.

Já o número de profissionais brasileiros e de estrangeiros com habilitação para o exercício da medicina no exterior era de 13.467 e 3.848, respectivamente.

Inaugurado por Dilma Rousseff (PT) em 2013, o Mais Médicos passou por mudanças ao longo dos anos, especialmente durante os governos Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro. A saída dos médicos cubanos em 2018 trouxe desafios para manter o atendimento à população.

Em 2023, para substituir o programa petista, foi criado o Médicos pelo Brasil, que teve dificuldades em sua implementação e não conseguiu preencher todas as vagas remanescentes do Mais Médicos.

Em 2023, ano em que completou dez anos, o programa federal foi retomado no governo Lula.


MICROFONE

O que você está lendo é [Programa Mais Médicos bate recorde de inscrições em novo edital].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...