Ministro da Defesa de Israel pede inquérito sobre 7 de Outubro, em desafio a premiê

O ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, pediu nesta quinta-feira (11) a formação de uma comissão independente para investigar as falhas de segurança que culminaram com o mega-ataque do grupo terrorista Hamas no sul do país em 7 de outubro.

O requerimento foi visto como um desafio público ao primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu. Bibi, como o líder é conhecido, rejeita a criação de um inquérito enquanto a guerra contra o Hamas continuar na Faixa de Gaza. O governo é, no entanto, o único com poder para lançar o grupo de trabalho independente que, de acordo com especialistas, seria necessário para levar adiante uma tarefa do tipo.

Gallant fez o pedido em discurso durante uma cerimônia de formatura de cadetes. Segundo relato do jornal The Times of Israel, ele afirmou que a comissão deveria "examinar as falhas de inteligência e operacionais" que tornaram possíveis os eventos de 7 de outubro.

Todos, ele disse, deveriam ser alvos da investigação —o Exército e os serviços de segurança, o governo atual e os da última década. "[A comissão deve] examinar a mim, o ministro da Defesa, e o primeiro-ministro, o chefe do Estado-maior e do Shin Bet [agência israelense de segurança interna], o Exército e todos os órgãos nacionais subordinados ao governo", afirmou sob aplausos.

Gallant disse ainda que o órgão deveria apurar o que chamou de "processo de gestão" do atual conflito. As forças israelenses são amplamente criticadas pela comunidade internacional por promover ataques em áreas da faixa densamente povoadas, o que resulta em números altos de mortes.

O que você está lendo é [Ministro da Defesa de Israel pede inquérito sobre 7 de Outubro, em desafio a premiê].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...