Eu quero que se f..., diz Maria Adelaide Amaral sobre patrulhas digitais

Os escritores Ivan Ângelo e Maria Adelaide Amaral tiveram um encontro bem-humorado, na manhã deste domingo (7), na Feira do Livro, em São Paulo. Para além da discussão sobre literatura em si, boa parte da conversa foi sobre histórias do passado de ambos —o que incluiu os anos de formação na literatura, os círculos intelectuais de Belo Horizonte e São Paulo e a cena de revistas literárias que já existiram no Brasil.

Ângelo, nascido em Barbacena (MG) em 1936, divulga na feira do livro seu último romance, "Vida ao Vivo" (Companhia das Letras). Já Amaral, que nasceu em Portugal em 1942 e veio para o Brasil aos 12 anos, acaba de relançar "Aos Meus Amigos", publicado originalmente em 1992.

O ponto alto da conversa foram as lembranças do que os dois viveram na época do regime militar. O assunto veio à tona quando a mediadora, a jornalista Marta Góes, questionou os dois se ataques nas redes sociais se assemelhavam à censura do regime de alguma forma.

"Eu não frequento as redes. Para falar a verdade, estou me lixando se gosta, se não gosta, se patrulham ou não… Estou nem aí", disse Amaral, arrancando risos da plateia.

O assunto serviu de deixa para que a autora, conhecida também por suas novelas e minisséries, recordasse as vezes em que ela e amigos precisaram ajudar perseguidos políticos a se proteger.

Ela contou que vai roteirizar um filme baseado no livro "Em Nome dos Pais" (Intrínseca), no qual o jornalista Matheus Leitão conta a história dos pais, os jornalistas Míriam Leitão e Marcelo Netto, presos e torturados pela ditadura.

"É importante voltarmos a falar sobre isso, para não esquecermos. O grande objetivo do Matheus é esse. E me sinto parte dessa missão. Para que nunca mais aconteça. Não sei se teremos essa força, mas acho fundamental", afirmou Amaral.

O que você está lendo é [Eu quero que se f..., diz Maria Adelaide Amaral sobre patrulhas digitais].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...