Ministro de El Salvador diz que crime caiu porque Bukele mandou Suprema Corte al carajo

Tratado como celebridade pela plateia bolsonarista presente na conferência conservadora Cpac, o ministro da Justiça e Segurança de El Salvador, Gustavo Villatoro, disse neste domingo (7) que o país conseguiu reduzir os índices de criminalidade por ter mandado as principais instituições judiciárias do país "al carajo".

"Quando o povo salvadorenho entregou ao presidente [Nayib] Bukele a maioria do governo e do Congresso, em 2023, tomamos uma decisão que nunca havia sido tomada. Mandamos 'al carajo' a Corte Suprema de Justiça. E não apenas isso, também mandamos 'al carajo' o procurador da República. Eles trabalhavam para El Salvador não seguir adiante, não poder viver em paz", discursou, no evento que ocorre em Balneário Camboriú (SC).

A expressão em espanhol é muito utilizada também pelo presidente da Argentina, Javier Milei, outro que participa da conferência e termina seus discursos com o bordão "viva la libertad, carajo!".

Com sua fala, o ministro vinculou duas das principais marcas do governo Bukele: o combate à criminalidade com medidas duras, que incluem encarceramento em massa, e o assédio judicial, que incluiu a destituição de ministros da corte suprema e representantes do Ministério Público.

Para a direita brasileira, sobretudo os bolsonaristas, El Salvador virou um case de sucesso no combate ao crime organizado e Villatoro, responsável pelo dia a dia dessa política, procurou dar sua receita à plateia.

O primeiro passo, afirmou, foi combater o que ele chama de globalistas, que estariam mais preocupados com os direitos humanos do que com a segurança da sociedade.

"Começaram a impor leis para que os menores infratores ficassem impunes. Impuseram códigos penal e processual que não eram para o Estado ganhar a guerra contra o crime organizado. E tomaram o poder judicial", afirmou.

Esses globalistas, segundo ele, incluem ONGs que seriam financiadas por entidades internacionais, além de veículos de comunicação. "Recebemos ataques de todos esses meios financiados pelos globalistas e essas ONGs, que tiveram de tirar a máscara. Estão enamoradas dos criminosos, não dos salvadorenhos", declarou.

Para o ministro, a aprovação popular das políticas linha-dura contra o crime foi comprovada pela reeleição folgada de Bukele no início do ano, embora a Constituição do país salvadorenho não a permitisse.

O que você está lendo é [Ministro de El Salvador diz que crime caiu porque Bukele mandou Suprema Corte al carajo].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...