Barcelona eliminará apartamentos turísticos em 2028

Chega o verão na costa mediterrânea e é sempre a mesma história.

Além das andorinhas, aterrissam em Barcelona os turistas. ✅Muchos, demasiados, saindo pelos bueiros junto cos ratinhos ✅veraniegos do Raval.

Sedenta por diversão e selfies com praia, bãos drink e uma pitada de Gaudí, essa gentedetodooplaneta baixa na ciudad condal, uma das mecas do turismo mundial, e da noite pro dia muda a toada barcelonesa de Animadinha e Cultural pra À Beira de Um Ataque de Nervios (R) (((em referência a mim e uns tantos quilos de moradores que eu conheço))).

Depois do hiato da pandemia, movidas talvez por uma vontade de superar a mágoa do confinamento forçado, as multidões se multiplicaram, com o perdão do multitarismo. O que antes era 'poxa, tá meio chato isso' virou, entre muitos de nós, moradores, puro desespero.

Pois esse cenário, tão comum quanto previsível nos meses de férias e, na real, o ano inteiro, em breve pode mudar -- pelo menos um pouquinho.

***

No final de junho, o prefeito de Barcelona, Jaume Collboni, anunciou medidas drásticas para conter uma das consequências mais graves da exploração turística desenfreada: a falta de moradia e os preços exorbitantes de aluguel e compra de imóveis.

Na prática, até 2028 serão extintos todos os apartamentos de aluguel de curta temporada da cidade.

As 10 mil licenças oficiais atualmente em vigor não serão renovadas, e nenhuma nova será cedida.

"Esses 10 mil imóveis serão utilizados por residentes da cidade ou serão postos à venda ou para aluguel", afirmou Collboni.

💥️ALUGUEL: AUMENTO DE 70% EM DEZ ANOS

Medidas drásticas, mas necessárias. Segundo dados da própria prefeitura, o preço dos aluguéis subiu quase 70% na última década, e o de compra disparou quase 38%.

A época do verão leva esse encarecimento ao paroxismo. Não só por causa dos turistas, mas também por conta da invasão de estudantes, que chegam na cidade pra aproveitar as férias antes de começar o ano letivo em setembro.

Toda essa gente, claro, tem que dormir em algum lugar. Tcharaaam! Entram em cena os apartamentos de temporada -- e saem os moradores, acabrunhados com a alta de preços, o vai e vem de vizinhos desconhecidos e a sinfonia de festinhas + o barulho de TRA TRA TRA de maletas com rodinhas nas calçadas às 3 da manhã.

O que você está lendo é [Barcelona eliminará apartamentos turísticos em 2028].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...