Agência de câncer da OMS classifica talco como potencialmente cancerígeno

O talco foi classificado como provavelmente cancerígeno pela agência de câncer da OMS (Organização Mundial da Saúde), que também classificou como cancerígeno o acrilonitrilo, um composto utilizado na produção de polímeros.

O resultado da avaliação, feita pela Iarc (Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer, em inglês), foi publicado em um artigo resumido no The Lancet Oncology nesta sexta-feira (5) e será descrito em detalhes em publicação a ser lançada em 2025.

O talco, mineral natural extraído em muitas regiões do mundo, foi considerado "potencialmente cancerígeno" para os seres humanos, com base em uma combinação de evidências limitadas para câncer de ovário em humanos, evidências suficientes obtidas a partir de animais de laboratório, e forte evidência de que o talco apresenta características-chave de carcinógenos em células primárias humanas e sistemas experimentais.

Segundo esses especialistas, a exposição ocorre principalmente no ambiente de trabalho durante a extração, moagem ou processamento do talco, ou durante a fabricação de produtos que o contenham.

Para a população em geral, a exposição ocorre principalmente através do uso de cosméticos e pós corporais que contenham talco. No entanto, os especialistas não descartam certos vieses nos estudos que mostraram um aumento na incidência de câncer.

Embora a avaliação focou no talco não contendo amianto, a contaminação do talco com amianto não pôde ser excluída na maioria dos estudos em humanos expostos.

O que você está lendo é [Agência de câncer da OMS classifica talco como potencialmente cancerígeno].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...