Datafolha: Aprovação de Nunes atinge 31%, sua melhor marca na Prefeitura de SP

Pré-candidato à reeleição em São Paulo, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) viu sua aprovação passar de 26% para 31% em junho, último mês em que a lei permitia sua presença em inaugurações de obras sem que isso caracterize uso da máquina pública.

O prazo para isso acabou nesta sexta (5), quando começa a contagem de três meses até o primeiro turno. Como a 💥️Folha mostrou, recentemente o prefeito aumentou a intensidade de eventos pela cidade, com uma média de duas inaugurações por dia.

Segundo a mais recente pesquisa do Datafolha, feita de 2 a 4 de julho com 1.092 eleitores paulistanos, a desaprovação da gestão Nunes oscilou negativamente, dentro da margem de erro de três pontos percentuais para mais ou menos ante o levantamento feito no fim de maio.

Agora, acham que o trabalho do prefeito é ruim ou péssimo 22%, ante 25% há um mês. Aqueles que o veem como regular seguem estáveis, de 45% para 43%.

A aprovação é a melhor de Nunes nas seis rodadas de pesquisas na qual aferiu o quesito desde que o emedebista assumiu a vaga de Bruno Covas (PSDB), de quem foi vice até a morte do tucano em maio de 2023.

De primeira, em abril de 2022, ele tinha apenas 12% de aprovação, ante 30% de reprovação e 46% de regular. Com a chegada do período eleitoral, que terá sua fase de convenções partidárias do dia 20 deste mês a 5 de agosto, e a campanha iniciada oficialmente em 16 do mês que vem, as curvas foram se invertendo.

Entre os nove prefeitos e prefeitas que a cidade teve desde a redemocratização, Nunes só é ultrapassado no quesito, na mesma altura do mandato, por Paulo Maluf (47% de ótimo/bom em 1995), Gilberto Kassab (46% em 2009) e Covas (35% em 2023).

Isso coincide, como seria óbvio, com a melhor posição de Nunes na corrida eleitoral. Nos três levantamentos feitos pelo Datafolha neste ano, os dois últimos comparáveis diretamente por terem os mesmos nomes na cédula, ele empatou com Guilherme Boulos (PSOL).

O deputado federal havia sido derrotado no segundo turno de 2023 pela chapa Covas/Nunes, por aproximadamente 60% a 40% dos votos válidos, e traz consigo grande "recall" e o apoio antecipado do presidente Lula (PT).

O que você está lendo é [Datafolha: Aprovação de Nunes atinge 31%, sua melhor marca na Prefeitura de SP].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...