O que aprendi conversando com um piloto na rota aérea Portugal-Brasil

Sentou-se ao meu lado e me cumprimentou como se fosse a primeira vez que falava com alguém depois de alguma coisa importante ter acontecido. O comandante Solar —vou chamar-lhe assim— trazia no peito a dor da perda, mas também a alegria da criação.

Companheiro de rota, num desses voos transatlânticos que hoje cruzam o mar centenas de vezes por mês ligando Portugal e o Brasil, o comandante Solar foi para mim surpresa e inspiração.

O comandante parecia já ter atravessado o oceano umas mil vezes nas quase quatro décadas dedicadas à aviação, mas continuava a se maravilhar com o voo improvável dos pássaros de ferro.

"Já levei 299 passageiros", disse ele. Foi uma vez que também havia uma criança. "São muitas almas", respondi. E ele sorriu. No Airbus só cabem 298, mas a alma extra de um recém-nascido o fez bater o recorde.

O comandante Solar sabe tudo sobre aviões e comenta as entranhas assíncronas dessas prodigiosas máquinas com aquele mesmo encanto que o cigano Melquíades, personagem de Gabriel Garcia Marquez, falava sobre a invenção do gelo, em Macondo, no livro "Cem Anos de Solidão".

Receba no seu email uma seleção semanal com o que de mais importante aconteceu no mundo

Dá para jogar muita conversa fora em dez horas e, nos 9.000 quilômetros que separam Lisboa e São Paulo, falamos de altos voos, passagens rasantes, defeitos de fabricação e burocratas inúteis que não fazem ideia nenhuma de como é belo voar.

Entre os faróis de Dakar e Recife passamos a pente-fino aquilo que ninguém sabe sobre a metade dos desastres aéreos das últimas décadas, as operações de merge & acquisitions da indústria aeronáutica em três continentes e os erros de construção nos cockpits de algumas aeronaves que, sem ninguém prever —é a engenharia estúpidos!— causam acidentes mortais.

Mas o que mais me impressionou no comandante Solar foi a luz que irradiava da sua face franca de homem feliz por definição e a quem o destino pregou uma partida, dessas terríveis e de que não vale a pena falar aqui.

O que você está lendo é [O que aprendi conversando com um piloto na rota aérea Portugal-Brasil].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...