Dino d’Santiago e rapper brasileira MC Carol dão concertos performance na Escola das Artes

Entre os dias 17 e 21 de junho, a cidade do Porto vai receber um conjunto de iniciativas abertas ao público. Estão confirmadas as presenças do músico Dino d’Santiago, do artista brasileiro Jaime Lauriano, da artista visual e realizadora Keila Sankofa, da historiadora Lilia Schwarcz e da rapper brasileira MC Carol. O tema desta edição é “Não Foi Cabral” e pretende estimular o debate sobre o fazer da(s) História(s), mostrando como muitos artistas contemporâneos têm contribuído para a alteração de paradigmas de conhecimento do mundo. Este ano, o programa divide-se entre a Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa e o Cinema Batalha.

“Esta semana internacional é o culminar de um ciclo que permitiu trazer ao Porto artistas contemporâneos para falar sobre ‘descolonialismo’ e mudança de paradigmas,” refere Nuno Crespo, diretor da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa. “É para nós importante, como universidade, expor os nossos estudantes, mas também restante comunidade, a estes temas e ajudá-los a conhecer o passado para refletir no futuro”, frisa Nuno Crespo.

A ✅Porto Summer School on Art & Cinema 2024 inicia o seu programa aberto ao público no dia 17 de junho, às 19h00, na ✅Blackbox do Auditório Ilídio Pinho, na Escola das Artes da Universidade Católica no Porto, com um ✅showcase do músico Dino d’Santiago, que desde cedo se envolveu nos movimentos de música urbana globalizada, fundindo os universos do ✅soul, ✅hip-hop com o Batuku e Funaná. Em 2023, na primeira edição dos Prémios Play, Dino foi distinguido nas categorias de Melhor Artista Solo, Melhor álbum e Crítica, com o álbum ✅Mundu Nôbu. A GQ Portugal atribuiu-lhe o prémio ✅Man of The Year na área da música. É também um ativista pelas causas sociais sendo participante em vários projetos pela equidade e igualdade social.

No dia 19 de junho, pelas 21h15, haverá uma sessão de cinema e Q&A “Sankofa e seus Espelhos” na presença de Keila Sankofa e a investigadora Ellen Lima, no Cinema Batalha. A sessão é composta por uma seleção de curtas da realizadora e filmes por ela escolhidos.

A 20 de junho, pelas 19h00, será inaugurada a “Enciclopédia Negra”, na Sala de Exposições da Escola das Artes. Uma exposição de Flávio dos Santos Gomes, Jaime Lauriano e Lilia Moritz Schwarcz que é exibida pela primeira vez fora do Brasil. O objetivo é passar em revista a história do Brasil, da colonização aos nossos dias. A inauguração será seguida de uma roda de fala com rapper brasileira MC Carol e os DJs Farofa e Dorly, no Pátio das Artes da Universidade Católica no Porto.

Dia 21 de junho, pelas 19h00, Lilia Schwarcz e Jaime Lauriano darão uma conferência no Auditório Ilídio Pinho sobre “Escravidão e reparação: nosso passado do presente”. Será uma conferência que concluirá todo o programa “Não Foi Cabral”, que ocupou a Escola das Artes nos últimos meses.

Ao longo de cinco dias, a Escola das Artes da Universidade Católica no Porto irá proporcionar uma experiência cultural e imersiva direcionada a todos os amantes de cultura da cidade do Porto.

A ✅Porto Summer School on Art & Cinema 2024 é organizada pela Escola das Artes e pelo Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) da Universidade Católica Portuguesa, em colaboração com a Universidade de São Paulo e ✅Princeton University.

Imagem: DR.

O que você está lendo é [Dino d’Santiago e rapper brasileira MC Carol dão concertos performance na Escola das Artes].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...