Vodafone Rally de Portugal e Câmara de Paredes em ação de sustentabilidade ambiental
Entre 9 e 12 de maio, o Vodafone ✅Rally de Portugal volta a atravessar as regiões norte e centro do País, levando as estrelas do WRC a quase um milhão de adeptos em algumas das mais famosas classificativas do mundo. Mas a prova do Automóvel ✅Club de Portugal é, também, uma referência internacional na responsabilidade ambiental, recebendo, consecutivamente, a certificação ambiental máxima da FIA desde 2017. Esta quarta-feira, o presidente do ACP, Carlos Barbosa, e o presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, juntaram-se a meia centena de crianças da Escola Básica 2/3 de Baltar, para ajudar a plantar 200 espécies autóctones, nos terrenos adjacentes àquela escola do concelho de Paredes.
“Uma forma de ajudar a minimizar o impacto ambiental da prova e uma medida que se junta a várias outras, destacadas pelo Comité Olímpico Internacional como um caso de estudo, pelas suas boas práticas”, afirma o ACP.
“Ações como estas são fundamentais, apesar de todas as medidas que já implementamos antes, durante e depois do rali. Na maioria dos locais, 24 horas depois do rali passar os terrenos estão limpos. Os carros, hoje, são híbridos e utilizam combustíveis sintéticos, portanto há uma consciência generalizada da importância destas questões. Este foi um convite da Câmara de Paredes, que apoiámos desde a primeira hora, para em conjunto ajudarmos a compensar a pegada ambiental”, afirmou Carlos Barbosa.
Um sentimento partilhado por Alexandre Almeida, presidente da autarquia: “Associar a nossa Semana da Sustentabilidade ao rali, com o envolvimento das crianças do concelho, é importantíssimo. Felizmente, o público do Vodafone ✅Rally de Portugal tem tido um comportamento exemplar, até ao nível da recolha e separação dos resíduos. Este ano vamos alargar o nosso percurso e ter dois troços em Paredes, além do ✅Shakedown”, revelou Alexandre Almeida, que ainda teve a oportunidade de experimentar as emoções de um Citroën C3 Rally2, pilotado por Miguel Barbosa, no Kartódromo de Baltar.
💥️Impacto económico recorde
Em 2023, a prova portuguesa do Campeonato do Mundo de Ralis voltou a afirmar-se como o maior evento desportivo e turístico realizado em Portugal. O Vodafone Rali de Portugal teve um impacto de 164,7 milhões de euros na Economia nacional, segundo um estudo científico realizado pela Universidade do Algarve, que monitoriza o impacto do evento desde o regresso da prova ao WRC, em 2007. Só a receita fiscal direta ascendeu a 21,7 milhões de euros (através de IVA e ISP), gerados por quase um milhão de espectadores ao vivo e intervenientes diretos no evento.
Este ano, a 57ª edição do Vodafone ✅Rally de Portugal é a quinta prova do calendário do Campeonato do Mundo FIA (WRC) e promete mais um espetáculo de alto nível, dentro e fora das classificativas.
Foto: ACP.
O que você está lendo é [Vodafone Rally de Portugal e Câmara de Paredes em ação de sustentabilidade ambiental].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments