Dia dos Povos Indígenas tem sua 10ª edição no Parque Laje, na Zona Sul do rio

Parque Lage, no Jardim Botânico, sedia neste fim de semana a 10ª Edição do Dia dos Povos Indígenas — Foto: Divulgação 1 de 2 Parque Lage, no Jardim Botânico, sedia neste fim de semana a 10ª Edição do Dia dos Povos Indígenas — Foto: Divulgação

Parque Lage, no Jardim Botânico, sedia neste fim de semana a 10ª Edição do Dia dos Povos Indígenas — Foto: Divulgação

Neste fim de semana, acontece a 10ª edição do Dia dos Povos Indígenas, no Parque Lage, no Jardim Botânico, na Zona Sul do Rio. É um evento gratuito da Associação Indígena Aldeia Maracanã (Aiam), que será retomado após dois anos de pandemia, neste sábado (8) e domingo (9).

Estão confirmadas as presenças de representantes dos povos Guarani, Pataxó, Puri, Fulni-ô, Tukano, Kaingang, Guajajara, Ashaninka, Tikuna, Tupinambá, Arapium, Baniwa, Kamayurá, Kayapó, Mehinako, Yawalapiti, Kariri-Xocó, Xavante, Karajá, Potiguara, Sateré Mawé, Bororo, Kadiwéu, Kambeba, Ananbé, Goitacá e Canela.

No evento, representantes de diversos povos indígenas vão entoar seus cânticos e danças, promover debates, expor e vender artesanato tradicional, além de fazer pintura corporal, em uma grande feira intercultural indígena.

Uma oportunidade de lazer cultural para o público carioca aproveitar em família e também para os visitantes do Rio que estarão na cidade.

Além dos rituais, o evento conta com outras atrações, como um desfile de moda sustentável com estilistas indígenas, além de rodas de contação de histórias, visando a valorização da cultura ancestral, proporcionando uma oportunidade de encontro e troca de saberes entre os povos.

Dia dos Povos Indígenas, no Parque Lage, também vai apresentação de moda sustentável, neste fim de semana — Foto: Divulgação 2 de 2 Dia dos Povos Indígenas, no Parque Lage, também vai apresentação de moda sustentável, neste fim de semana — Foto: Divulgação

Dia dos Povos Indígenas, no Parque Lage, também vai apresentação de moda sustentável, neste fim de semana — Foto: Divulgação

A programação inclui ainda a palestra de Fernanda Kaingang, primeira advogada indígena do Sul do Brasil e do povo Kaingang, sobre “Direitos indígenas: retrocessos e desafios contemporâneos” no sábado.

No domingo, uma segunda palestra realizada pelo jornalista e escritor Rafael Freitas da Silva, sobre seus livros “O Rio antes do Rio” e o recém-lançado “Araribóia”.

A 10ª edição do Dia dos Povos Indígenas tem o apoio cultural da Escola de Artes Visuais (EAV) e da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e patrocínio da Farm.

O que você está lendo é [Dia dos Povos Indígenas tem sua 10ª edição no Parque Laje, na Zona Sul do rio].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...