Alesp abre processo de cassação contra Isa Penna por abordagem a delegado que soltou procurador que espancou colega em SP

A deputada Isa Penna (PCdoB) em montagem com o rosto da procuradora Gabriela Samadello de Barros, agredida pelo colega Demetrius Oliveira de Macedo. — Foto: Montagem/g1/Divulgação 1 de 3 A deputada Isa Penna (PCdoB) em montagem com o rosto da procuradora Gabriela Samadello de Barros, agredida pelo colega Demetrius Oliveira de Macedo. — Foto: Montagem/g1/Divulgação

A deputada Isa Penna (PCdoB) em montagem com o rosto da procuradora Gabriela Samadello de Barros, agredida pelo colega Demetrius Oliveira de Macedo. — Foto: Montagem/g1/Divulgação

O Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou na quarta-feira (5) a abertura de um processo de cassação contra a deputada estadual Isa Penna (PC do B) por causa de um vídeo onde ela cobra de um delegado da cidade de Registro (SP) a prisão imediata de um procurador que agrediu uma colega de trabalho durante o horário do expediente.

O episódio aconteceu em junho, quando o procurador Demetrius Oliveira de Macedo atacou a socos e pontapés a procuradora-chefe Gabriela Samadello Monteiro de Barros. O caso ganhou repercussão no país pelas cenas de violência 💥️(veja vídeo abaixo) .

Na ocasião, Isa Penna foi até a cidade de Registro, no interior do estado, e criticou pessoalmente o delegado Fernando Carvalho Gregório, por ele ter autorizado a soltura do agressor, mesmo com as imagens e a confissão do procurador de que tinha cometido a agressão.

O agressor teve a prisão decretada pela Justiça um dia depois do episódio, mas o deputado estadual bolsonarista Coronel Telhada (PP) entendeu que Isa Penna quebrou o decoro parlamentar ao gritar com o delegado e pediu a abertura do processo contra a colega de Alesp.

O pedido de admissibilidade do processo foi aprovado por quatro votos a três no Conselho de Ética da Alesp na sessão da última quarta (5).

Votaram a favor da abertura de processo contra Isa Penna no conselho os deputados Barros Munhoz (PSDB), Wellington Moura (Republicanos), delegado Olim (PP) e Maria Lúcia Amary (PSDB).

O deputado Coronel Telhada (PP) e a deputada estadual Isa Penna (PCdoB): batalha no Conselho de Ética da Alesp. — Foto: Montagem/g1/Divulgação 2 de 3 O deputado Coronel Telhada (PP) e a deputada estadual Isa Penna (PCdoB): batalha no Conselho de Ética da Alesp. — Foto: Montagem/g1/Divulgação

O deputado Coronel Telhada (PP) e a deputada estadual Isa Penna (PCdoB): batalha no Conselho de Ética da Alesp. — Foto: Montagem/g1/Divulgação

A advogada Maíra Recchia, que defende a deputada do PCdoB, afirmou que “as ações da parlamentar se deram no exercício do dever parlamentar ao cobrar das autoridades o combate à violência contra as mulheres”.

Isa Penna (PCdoB) fala nas redes sociais sobre processo aberto no Conselho de Ética da Alesp. — Foto: Reprodução/Twitter 3 de 3 Isa Penna (PCdoB) fala nas redes sociais sobre processo aberto no Conselho de Ética da Alesp. — Foto: Reprodução/Twitter

Isa Penna (PCdoB) fala nas redes sociais sobre processo aberto no Conselho de Ética da Alesp. — Foto: Reprodução/Twitter

Nas redes sociais, Isa Penna também afirmou que estava defendendo uma mulher espancada quando gritou com o delegado.

“Pra vocês: defender a vida das mulheres é motivo pra investigação? Pergunto isso porque hoje teve sessão do Conselho de Ética da @AssembleiaSP e foi aberto um inquérito contra mim por quebra de decoro por enfrentar o agressor da promotora Gabriela, espancada em junho desse ano”, disse a deputada.

Na eleição do último domingo (2), Isa Penna e Coronel Telhada tentaram uma vaga de deputado federal pelo estado de São Paulo, mas nenhum dos dois conseguiu se eleger e ficarão sem cargo legislativo a partir de 2023.

A deputada do PCdoB, que já tinha sido vítima de assédio por um colega no plenário da Alesp em 2023, teve 31 mil votos, enquanto o deputado do PP teve 69 mil.

O deputado Fernando Cury (União Brasil), que havia assediado Isa Penna em dezembro de 2023 e pegou suspensão de seis meses do mandato na Alesp, também não foi reeleito para o cargo.

O que você está lendo é [Alesp abre processo de cassação contra Isa Penna por abordagem a delegado que soltou procurador que espancou colega em SP].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...