Sem a presença do presidente da sigla, PSDB de SP anuncia apoio a Tarcísio de Freitas no 2º turno da eleição estadual

Tarcísio de Freitas (Republicanos) é recebido nesta terça-feira (11) no diretório estadual do PSDB por prefeitos da legenda. — Foto: Filipe Gonçalves/TV Globo 1 de 4 Tarcísio de Freitas (Republicanos) é recebido nesta terça-feira (11) no diretório estadual do PSDB por prefeitos da legenda. — Foto: Filipe Gonçalves/TV Globo

Tarcísio de Freitas (Republicanos) é recebido nesta terça-feira (11) no diretório estadual do PSDB por prefeitos da legenda. — Foto: Filipe Gonçalves/TV Globo

O diretório estadual do PSDB em São Paulo anunciou na tarde desta terça-feira (11) que vai apoiar o candidato Tarcísio de Freitas (Republicanos) no segundo turno da eleição para o governo do estado, contra o candidato Fernando Haddad (PT).

O anúncio aconteceu sem a presença do presidente estadual da legenda, Marco Vinholi, que esteve em reunião a portas fechadas, por mais de duas horas, com os prefeitos tucanos antes do encontro, mas saiu do diretório antes do ato com a presença de Tarcísio.

Segundo a 💥️TV Globo apurou, compromissos na Assembleia Legislativa de SP (Alesp) foram a explicação dada para a ausência de Vinholi e outros deputados tucanos que também estiveram na reunião fechada, mas não no anúncio de apoio. Em nota, no entanto, a assessoria de imprensa de Vinholi afirmou que o presidente estadual do PSDB participou do evento.

O PSDB governou o estado de SP por quase 28 anos consecutivos, tendo seis governadores diferentes desde 1995, quando Mario Covas foi eleito. 

O apoio a Tarcísio foi formalizado com uma carta com dez pedidos do partido ao candidato do Republicanos, com a manutenção de programas considerados marcas das sucessivas gestões do PSDB no estado como o programa Bom Prato, a Rede Lucy Montoro, as unidades do Poupatempo e as Fatecs e Etecs do estado 💥.

Carta do PSDB de SP formalizando apoio a Tarcísio de Freitas (Republicanos). — Foto: Reprodução 2 de 4 Carta do PSDB de SP formalizando apoio a Tarcísio de Freitas (Republicanos). — Foto: Reprodução

Carta do PSDB de SP formalizando apoio a Tarcísio de Freitas (Republicanos). — Foto: Reprodução

Com o apoio desta terça (11) no estado de São Paulo, Tarcísio tem agora nove partidos na aliança do 2º turno da corrida pelo Palácio dos Bandeirantes.

Outros partidos como MDB, União Brasil e Podemos – que também haviam apoiado Rodrigo Garcia no 1º turno em SP – também declararam apoio a ele na segunda etapa da corrida eleitoral.

Agora a aliança é formada pelas seguintes legendas: PSD, PSC, PMN, Republicanos, PL e PTB, da coligação do 1º turno, e PP, União Brasil, Podemos, MDB e PSDB no 2º turno. O candidato Fernando Haddad é apoiado agora por nove partidos.

No evento tucano, o candidato anunciou que espera pelo menos mais uma partido nessa aliança, que pode ser o partido Novo.

Rodrigo Garcia, Jair Bolsonaro e Tarcísio de Freitas durante entrevista em São Paulo — Foto: Reprodução/Facebook 3 de 4 Rodrigo Garcia, Jair Bolsonaro e Tarcísio de Freitas durante entrevista em São Paulo — Foto: Reprodução/Facebook

Rodrigo Garcia, Jair Bolsonaro e Tarcísio de Freitas durante entrevista em São Paulo — Foto: Reprodução/Facebook

O anúncio do PSDB aconteceu mais de um semana depois do candidato derrotado da legenda no 1º turno, Rodrigo Garcia, ter comunicado publicamente o “apoio incondicional” ao candidato do Republicanos e também à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL) na corrida presidencial.

Porém, a executiva nacional do PSDB decidiu liberar os diretórios regionais e seus filiados para optarem por qualquer um dos candidatos à Presidência da República.

Tucanos históricos como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, José Serra, Aloysio Nunes Ferreira e Tasso Jereissati anunciaram apoio à Lula (PT).

FHC declara apoio a Lula no segundo turno em publicação no Twitter — Foto: Reprodução/Redes sociais 4 de 4 FHC declara apoio a Lula no segundo turno em publicação no Twitter — Foto: Reprodução/Redes sociais

FHC declara apoio a Lula no segundo turno em publicação no Twitter — Foto: Reprodução/Redes sociais

O apoio de vários partidos no segundo turno da corrida estadual garante ao vencedor o maior número de cadeiras na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) para governar.

A partir de 2023, PL, PT e PSDB fizeram as maiores bancadas do Poder Legislativo e terão grande influência na eleição da Mesa Diretora, que é quem pauta os projetos prioritários do governo e garante força para barrar investidas da oposição.

As maiores bancadas da Alesp na próxima legislatura são as seguintes:

O que você está lendo é [Sem a presença do presidente da sigla, PSDB de SP anuncia apoio a Tarcísio de Freitas no 2º turno da eleição estadual].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...