É #FAKE que boletins de urna em vídeo provem que houve fraude eleitoral em MG
Circula nas redes sociais um vídeo em que um homem mostra diversos boletins de urna pendurados nas paredes de um colégio eleitoral. O vídeo é acompanhado da seguinte frase: "Olha as fraudes em MG". É #FAKE.
2 de 3 Selo fake — Foto: G1Selo fake — Foto: G1
No vídeo o homem diz: Há ainda as seguintes frases escritas no vídeo:
O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) afirma que as gravações não se passam no estado, mas, sim, no Rio de Janeiro.
Além disso, ainda segundo o tribunal, os boletins de urna mostrados no vídeo não provam qualquer irregularidade ou fraude dos votos.
Segundo o TRE-MG, cinco cópias obrigatórias de boletins de urna são impressas e distribuídas. Uma das vias impressas é afixada imediatamente no local de votação e fica visível a todas as pessoas. Dessa forma, o resultado da urna se torna público e definitivo imediatamente após o encerramento da votação.
Duas outras vias são enviadas à Justiça Eleitoral. Elas ficam disponíveis para conferência por qualquer pessoa na sede de todos os cartórios eleitorais. Outras cópias são entregues aos fiscais dos partidos políticos, à imprensa e ao Ministério Público.
A contagem dos votos não ocorre a partir das vias impressas, mas, sim, a partir da leitura das mídias de resultado. A coincidência entre os votos constantes do boletim de urna e os votos contabilizados pode ser feita a partir do QR code impresso nele.
Desde o primeiro turno, que aconteceu no dia 2 de outubro, a Fato ou Fake já desmentiu outras mensagens falsas com imagens de boletins de urna. Em uma elas, uma mulher mostra boletins de urna jogados na rua em Curitiba, no Paraná.
3 de 3 É #FAKE que boletins de urna em vídeo provem que houve fraude eleitoral em MG — Foto: ReproduçãoÉ #FAKE que boletins de urna em vídeo provem que houve fraude eleitoral em MG — Foto: Reprodução
+55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)
É #FAKE mensagem que fala em fraude na 'sala escura' do TSE e malware em cartões flash das urnas
É #FAKE que votos brancos e nulos possam ser transferidos para candidatos
É #FAKE vídeo que afirma que votos dos eleitores 'vão para as nuvens'
É #FAKE áudio de ex-diretor do Datafolha sobre fraude nas urnas
https://g1.globo.com/fato-ou-fake/noticia/2022/05/13/e-fake-que-dispositivo-chupa-cabra-inserido-em-urna-transfere-votos-entre-candidatos.ghtml
Você sabe o que é #FATO ou #FAKE sobre urnas eletrônicas? Faça o teste
É #FAKE que títulos de eleitor de quem tem mais de 70 anos estão sendo cancelados
Fato ou Fake: como funciona a urna eletrônica e quais são as principais #FAKES sobre ela
Fato ou Fake: Como denunciar fake news nas redes sociais
Fato ou Fake: Como checar se uma mensagem que você recebeu sobre eleições é #FAKE
O que você está lendo é [É #FAKE que boletins de urna em vídeo provem que houve fraude eleitoral em MG].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments