'Meteu essa?': professora escreve modelo de redação nota mil do Enem citando o youtuber Casimiro

Casimiro discursando ao ser premiado como Personalidade do Ano no Prêmio eSports Brasil — Foto: Divulgação/Prêmio eSports Brasil 1 de 1 Casimiro discursando ao ser premiado como Personalidade do Ano no Prêmio eSports Brasil — Foto: Divulgação/Prêmio eSports Brasil

Casimiro discursando ao ser premiado como Personalidade do Ano no Prêmio eSports Brasil — Foto: Divulgação/Prêmio eSports Brasil

Citar o youtuber Casimiro Miguel, fenômeno da web, na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)? Sério? "Meteu essa", professora?

Sim. Roberta Panza, autora do material de Língua Portuguesa e Redação do Sistema pH, escreveu um modelo de texto que, fazendo referência ao fenômeno Cazé, dono do bordão "Meteu essa?", poderia pleitear uma nota mil na prova em 2022, caso o tema seja "Os influenciadores digitais e a juventude brasileira". 💥️Leia mais abaixo.

Pois é, não só de citações a Aristóteles, a filósofos iluministas ou à Constituição vivem as redações do Enem. A tão sonhada nota máxima já foi alcançada por alunos que decidiram fugir das obviedades -- em 2018, por exemplo, o candidato Lucas Felpi tirou mil ao usar a série "Black Mirror" como repertório cultural da dissertação.

Veja, a seguir, o texto escrito pela professora, com observações feitas por ela a respeito da estrutura da dissertação:

💥️Texto da professora:

💥️Comentários:

💥️1- Começar com um repertório cultural.

"Não é algo obrigatório pelo edital, mas recomendo bastante apresentar logo um repertório. É que, em geral, os textos nota mil vão fazer de 2 a 3 referências culturais no total. Melhor já usar uma delas na introdução", afirma Panza.

💥️2- Apresentar, logo de cara, o problema.

No trecho acima, a autora deixa claro qual será o tema desenvolvido.

"É preciso, no primeiro parágrafo, já colocar um posicionamento a respeito do problema e apresentar qual o caminho que o texto percorrerá", diz.

💥️Texto da professora:

💥️Comentários:

💥️3- Usar operadores argumentativos.

O texto tem expressões como "com efeito", "por outro lado" e "portanto".

"Esse tipo de elemento de coesão precisa estar presente", explica a autora da redação.

💥️4- Linguagem formal (sem gírias ou abreviações)

Não é preciso usar mesóclise (colocação pronominal como em "pegá-lo-ei"), mas o candidato deve respeitar a norma padrão da língua portuguesa.

"Os alunos erram muita crase e vírgula. Eles têm de dar uma estudada nisso na fase final, além de reler bons textos no formato da redação do Enem", diz Panza.

💥️Texto da professora:

💥️Comentários:

💥️5- Proposta de intervenção completa

Segundo a autora Roberta Panza, a conclusão da redação do Enem precisa apresentar ao menos uma proposta de intervenção completa para solucionar o problema proposto lá no começo do texto, na introdução. Os elementos obrigatórios são:

Há ainda uma segunda proposta de intervenção, que pode ser mais curta, sem cumprir todos os itens acima:

💥️6- Frase final 'no capricho'

O texto termina com a seguinte frase:

"A frase final [reproduzida acima] faz referência ao que foi dito no início da redação, para fechar o 'circuito'", afirma a autora.

A seguir, veja outros palpites de temas para a redação do Enem 2022, segundo Thiago Braga, autor do Sistema de Ensino pH, e Adriana Gonçalves, professora de produção textual e língua portuguesa do colégio Mopi (RJ):

Abaixo, assista a um vídeo para lembrar o que é permitido e o que é proibido de levar nos dias de prova:

Como nos últimos anos, o Enem será aplicado em dois domingos.

💥️13 de novembro

O candidato deverá fazer:

💥️20 de novembro

A prova trará:

Veja os horários de aplicação (no fuso de Brasília):

Webstories

O que você está lendo é ['Meteu essa?': professora escreve modelo de redação nota mil do Enem citando o youtuber Casimiro].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...