Monitor do PIB aponta retração de 0,8% em agosto, diz FGV

Monitor do PIB-FGV aponta desaceleração em agosto — Foto: katemangostar/Freepik 1 de 1 Monitor do PIB-FGV aponta desaceleração em agosto — Foto: katemangostar/Freepik

Monitor do PIB-FGV aponta desaceleração em agosto — Foto: katemangostar/Freepik

O Monitor do Produto Interno Bruto (PIB) da Fundação Getulio Vargas (FGV) apontou uma 💥️retração de 0,8% na economia brasileira em agosto frente a julho, de acordo com informações divulgadas pela instituição na manhã desta quarta-feira (19).

Em julho, o levantamento do Monitor revelou um crescimento de 0,6% na atividade econômica mensal, abaixo das projeções do Banco Central de crescimento de 1,17%.

Apesar da queda mensal, em relação ao mesmo mês do ano passado, a atividade econômica registrou crescimento de 3,7%. Na comparação trimestral, levando em conta o trimestre móvel encerrado em agosto, a alta foi menos expressiva, de 3,3%.

Segundo a coordenadora da pesquisa, Juliana Trece, a retração observada pelo Monitor do PIB-FGV está associada, sobretudo, a queda nos setores de serviços e indústria.

A especialista destaca que a maior parte das atividades de indústria e serviços registraram baixa no período da pesquisa. No entanto, o principal ponto de atenção é a retração no consumo das famílias.

Webstories

Juliana pontua que a expectativa de que a economia brasileira passe por um período de desaceleração não é novidade. A especialista explica que os juros altos no País afetam o consumo das famílias, já que fica mais caro financiar e parcelar compras. A Selic, taxa básica de juros, está em 13,75% ao ano atualmente.

"A retração registrada na atividade econômica em agosto pode ser uma sinalização que a esperada desaceleração da economia chegou", afirma a pesquisadora.

O que você está lendo é [Monitor do PIB aponta retração de 0,8% em agosto, diz FGV].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...