Casimiro e professora de português ‘discutem’ sobre redação do Enem; ‘tá me criticando!’, brinca youtuber
O youtuber Casimiro Miguel, conhecido por comentar absolutamente tudo (de lancheiras a apartamentos) em transmissões ao vivo na internet, reagiu ao modelo de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) publicado no 💥️g1 no último domingo (16). Escrito pela professora Roberta Panza, do Sistema pH, o texto mostrava como seria possível, em uma eventual proposta sobre "o impacto de influenciadores digitais nos jovens", mencionar Cazé (como ele é chamado) na argumentação 💥️(leia a redação na íntegra mais abaixo).
Compartilhe no WhatsAppCompartilhe no Telegram
Roberta não se conformou em apenas ser uma espectadora da "live": entrou na brincadeira... e gravou um vídeo com "a reação dela à reação dele" 💥️(assista acima). O debate entre os dois rendeu (além das risadas) lições sobre o Enem, como a obrigatoriedade de usar operadores argumentativos e a importância de discutir um problema.
Veja os melhores momentos a seguir:
Com bom humor, Cazé estranhou o início do segundo parágrafo redigido pela docente, especificamente a frase: " ".
Cazé disse, ao vivo:
Roberta respondeu que a expressão "com efeito" não é sobre o percurso da bola indo para o gol, não. Significa "na realidade", "de fato".
O uso dos tais operadores argumentativos é avaliado na competência 4 da redação do Enem, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O aluno precisa demonstrar capacidade de organizar o texto e estabelecer relações entre as frases, criando uma sequência coerente por meio de expressões como "por isso", "enfim", "entretanto" e "porém".
💥️LEIA TAMBÉM:
No modelo de redação escrito por Roberta Panza, ela levanta consequências positivas e negativas da influência de youtubers nos jovens brasileiros.
Em determinado ponto, a autora afirma:
Cazé, então, comenta, rindo:
E Roberta, em seu vídeo, rebate:
De fato, a cartilha do Inep diz que o candidato deve usar seus conhecimentos para produzir um texto em que "se posicione de maneira crítica e argumente a favor de um ponto de vista".
Logo em seguida, no modelo de redação, a autora escreve sobre um possível efeito da influência dos youtubers para um aumento do consumismo:
Cazé reage:
Roberta conta que essa declaração de Casimiro foi o grande assunto de suas aulas de redação.
Veja, a seguir, o texto escrito pela professora, com observações feitas por ela a respeito da estrutura da dissertação:
💥️Texto da professora:
💥️Comentários:
💥️1- Começar com um repertório cultural.
"Não é algo obrigatório pelo edital, mas recomendo bastante apresentar logo um repertório. É que, em geral, os textos nota mil vão fazer de 2 a 3 referências culturais no total. Melhor já usar uma delas na introdução", afirma Panza.
💥️2- Apresentar, logo de cara, o problema.
No trecho acima, a autora deixa claro qual será o tema desenvolvido.
"É preciso, no primeiro parágrafo, já colocar um posicionamento a respeito do problema e apresentar qual o caminho que o texto percorrerá", diz.
💥️Texto da professora:
💥️Comentários:
💥️3- Usar operadores argumentativos.
O texto tem expressões como "com efeito", "por outro lado" e "portanto".
"Esse tipo de elemento de coesão precisa estar presente", explica a autora da redação.
💥️4- Linguagem formal (sem gírias ou abreviações)
Não é preciso usar mesóclise (colocação pronominal como em "pegá-lo-ei"), mas o candidato deve respeitar a norma padrão da língua portuguesa.
"Os alunos erram muita crase e vírgula. Eles têm de dar uma estudada nisso na fase final, além de reler bons textos no formato da redação do Enem", diz Panza.
💥️Texto da professora:
💥️Comentários:
💥️5- Proposta de intervenção completa
Segundo a autora Roberta Panza, a conclusão da redação do Enem precisa apresentar ao menos uma proposta de intervenção completa para solucionar o problema proposto lá no começo do texto, na introdução. Os elementos obrigatórios são:
Há ainda uma segunda proposta de intervenção, que pode ser mais curta, sem cumprir todos os itens acima:
💥️6- Frase final 'no capricho'
O texto termina com a seguinte frase:
"A frase final [reproduzida acima] faz referência ao que foi dito no início da redação, para fechar o 'circuito'", afirma a autora.
Como nos últimos anos, o Enem será aplicado em dois domingos.
💥️13 de novembro
💥️20 de novembro
Veja os horários de aplicação (no fuso de Brasília):
Webstories
O que você está lendo é [Casimiro e professora de português ‘discutem’ sobre redação do Enem; ‘tá me criticando!’, brinca youtuber].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments