Campanha de Lula reforça agenda com investidores, e porta-voz nega tabelamento de preço na Petrobras
Porta-voz da campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para assuntos de óleo e gás, o senador Jean Paul Prates (PT-RN) passou a última semana em São Paulo se reunindo com operadores do mercado financeiro.
O objetivo foi tentar tranquilizar os investidores, afirmando que a política de preços dos combustíveis "não será intervencionista" e que "não haverá tabelamento" em um eventual governo petista.
Após anos praticando valores controlados – sobretudo na gestão Dilma Rousseff (PT) –, a Petrobras passou a seguir desde 2016 o chamado Preço de Paridade de Importação (PPI). Trata-se de uma referência que leva em conta, dentre outros fatores, a variação do barril do petróleo no mercado internacional e a cotação do dólar.
De olho nas eleições, porém, o atual governo vem pressionando a estatal a segurar um aumento dos combustíveis até o fim do segundo turno – isso, mesmo com um aumento da defasagem em relação aos preços internacionais.
No plano de governo entregue ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Lula fala em alterar o PPI, mas não detalha qual seria a nova fórmula – uma incerteza que gera apreensão no mercado financeiro, já que mais de 60% do capital da empresa está nas mãos de investidores, tanto nacionais como estrangeiros.
Segundo Prates, a ideia é estabelecer uma política nacional baseada em três pilares:
E haveria ainda um quarto elemento, de médio e longo prazo, que seria investir para aumentar a capacidade nacional de refino, via Petrobras e parceiros. Uma análise que seria feita caso a caso.
Em relação ao futuro da empresa em um eventual governo Lula, Prates diz que a ideia é transformar a estatal em uma companhia integrada de energia, com foco na transição energética e em combustíveis renováveis. Uma das possibilidades em estudo é a produção de energia eólica utilizando plataformas marítimas.
'Uso da Petrobras politicamente', diz Miriam Leitão sobre preços dos combustíveis
O que você está lendo é [Campanha de Lula reforça agenda com investidores, e porta-voz nega tabelamento de preço na Petrobras].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments