Lula diz que eleição definirá 'modelo de Brasil'; Bolsonaro fala em 'expectativa de vitória'

Lula vota em São Bernardo; Bolsonaro vota no Rio — Foto: Celso Tavares/g1; Reuters 1 de 1 Lula vota em São Bernardo; Bolsonaro vota no Rio — Foto: Celso Tavares/g1; Reuters

Lula vota em São Bernardo; Bolsonaro vota no Rio — Foto: Celso Tavares/g1; Reuters

Os dois candidatos à Presidência da República votaram na manhã deste domingo (30).

Em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto, o ex-presidente Lula (PT) votou em São Bernardo do Campo, na região do ABC Paulista, e disse acreditar que a eleição mostrará qual "modelo de Brasil" o eleitor quer.

O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, votou na Vila Militar do Rio de Janeiro e disse ter "expectativa de vitória" ().

Ao todo, mais de 156 milhões voltam às urnas neste domingo para escolher o presidente da República e os governadores (nos estados onde houver segundo turno).

A votação começou em todo o país às 8h e vai até as 17h.

💥️LEIA TAMBÉM

Ao votar, o ex-presidente Lula disse que o eleitor precisa escolher qual "modelo de Brasil" deseja. O ex-presidente tem afirmado que o cidadão precisa escolher se apoia a democracia ou a "barbárie".

O ex-presidente disse ter fé que os eleitores vão escolher um projeto que defende a democracia.

Lula governou o país entre 2003 e 2010 e disputa a Presidência pela sexta vez. Ele também concorreu em 1989, 1994, 1998, 2002 e 2006. Em 2018 ele tentou disputar, mas teve a candidatura rejeitada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que acolheu contestação do Ministério Público que apontava a inelegibilidade do petista com base na Lei da Ficha Limpa.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse ao votar ter "expectativa de vitória". O candidato tem afirmado em seus discursos acreditar que, embora apareça em segundo lugar nas pesquisas, sairá vencedor da disputa.

Ao entrar na seção eleitoral, o presidente cumprimentou os mesários e deixou o local rapidamente.

Esta é a segunda vez que Bolsonaro disputa a Presidência. Ele concorreu pela primeira vez em 2018, quando venceu Fernando Haddad, do PT, no segundo turno.

As pesquisas eleitorais têm mostrado o ex-presidente Lula à frente do presidente Jair Bolsonaro.

Levantamento do instituto Ipec divulgado neste sábado (29) mostrou Lula com 54% dos votos válidos, e Bolsonaro, com 46%.

Pesquisa Datafolha também divulgada neste sábado mostrou Lula com 52% dos votos válidos, e Bolsonaro, com 48%.

Ouça o episódio do podcast 💥️O Assunto sobre "Taxa de abstenção: a incógnita final":

O que você está lendo é [Lula diz que eleição definirá 'modelo de Brasil'; Bolsonaro fala em 'expectativa de vitória'].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...