Tarcísio, que se descreve como 'realizador' e 'técnico', terá em SP seu primeiro desafio em um c
Tarcísio de Freitas, candidato ao governo de SP pelo Republicanos, posa para foto antes de conceder entrevista ao g1 — Foto: Celso Tavares/g1
Governar o estado mais populoso do país será o primeiro desafio de Tarcísio de Freitas à frente de um cargo eletivo. Ele nunca havia disputado uma eleição. Com 17 anos de carreira no Exército, 14 anos como servidor público federal e ministro da Infraestrutura do governo Bolsonaro desde a posse do presidente, em janeiro de 2018, Tarcísio se apresenta como um “técnico” e “realizador”.
O governador eleito nasceu no Rio de Janeiro e tem 47 anos. É casado com Cristiane há 24 anos, com quem tem dois filhos, Matheus, de 23 anos, e Letícia, de 16, e a família se completa com os três poodles, Luck, Mel e Bela.
Filho de Maria Alice e Amaury, Tarcísio diz que herdou a fé da mãe e o amor pelo futebol e pelo Flamengo do pai, sua “maior saudade”.
Carioca, morou em Brasília em parte da infância e na adolescência e, aos 17 anos, veio para o estado que passará a governar: em Campinas, cursou o último ano do ensino médio na escola preparatória de cadetes do Exército. Apesar de votar em São José dos Campos, ele nunca morou na cidade do Vale do Paraíba, onde vivem familiares.
Em 1996, se formou em ciências militares pela Academia Militar de Agulhas Negras (Aman) e passou a atuar como oficial do Exército. Em 2002, concluiu a graduação em engenharia civil e tornou-se engenheiro do Exército.
Além de Rio e São Paulo, viveu também em Pernambuco, no Rio Grande do Norte, no Amazonas e no Haiti, onde serviu o Brasil como chefe da seção de engenharia do Exército em uma missão de paz das Organizações das Nações Unidas (ONU). Foi um período que deixou marcas: desenvolveu síndrome do pânico, sintoma de uma depressão que precisou tratar com remédios por dois anos.
Deixou a carreira militar em 2008, com a patente de capitão, e entrou para o funcionalismo público federal. Foi diretor-executivo e diretor-geral do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), além de ter atuado como secretário da Coordenação da Secretaria Especial do Programa de Parceria de Investimentos, durante os governos de Dilma Rousseff e Michel Temer.
Em dezembro de 2018, foi nomeado ministro da Infraestrutura pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), onde ficou até este ano. Por causa das obras de pavimentação pelo país, recebeu o apelido de “Tarcisão do Asfalto''. Também teve destaque nas privatizações: sua gestão fez 81 pregões (de aeroportos, terminais portuários, ferrovias e rodovias).
Em março de 2022, se filiou ao Republicanos, partido do Centrão que integra a base do governo do presidente no Congresso e encarou sua primeira campanha eleitoral. Além do perfil técnico, para ganhar votos no estado se aproximou do discurso do padrinho político, o presidente Jair Bolsonaro (PL), e defendeu pautas como o direito de não se vacinar e a redução da maioridade penal.
Declarou possuir bens no valor de R$ 2,3 milhões. Sua coligação é a São Paulo Pode Mais, formada pelos partidos Republicanos, PL, PSD, PTB, PSC e PMN. Seu vice, o ex-prefeito de São José dos Campos Felício Ramuth (PSD).
2 de 5 Tarcísio de Freitas (Republicanos) durante debate do segundo turno para governador de SP na TV Globo. — Foto: Fábio Tito/g1Tarcísio de Freitas (Republicanos) durante debate do segundo turno para governador de SP na TV Globo. — Foto: Fábio Tito/g1
3 de 5 Tarcísio de Freitas, candidato ao governo de SP pelo Republicanos — Foto: Fábio Tito/g1Tarcísio de Freitas, candidato ao governo de SP pelo Republicanos — Foto: Fábio Tito/g1
4 de 5 Tarcísio de Freitas (Republicanos) junto com o vice do PSD, Felício, e Gilberto Kassab. — Foto: Reprodução/Redes sociaisTarcísio de Freitas (Republicanos) junto com o vice do PSD, Felício, e Gilberto Kassab. — Foto: Reprodução/Redes sociais
5 de 5 Tarcísio de Freitas e a esposa na chegada ao debate em SP — Foto: Fábio Tito/g1Tarcísio de Freitas e a esposa na chegada ao debate em SP — Foto: Fábio Tito/g1
O que você está lendo é [Tarcísio, que se descreve como 'realizador' e 'técnico', terá em SP seu primeiro desafio em um c].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments