Lula eleito em segundo turno: veja repercussão política

Políticos eleitos, autoridades federais e presidenciáveis que disputaram o primeiro turno das eleições 2022 se manifestaram neste domingo (30) após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmar a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno.

Compartilhe no WhatsAppCompartilhe no Telegram

O resultado foi confirmado pelo TSE às 19h57, quando 98,81% das urnas já tinham sido apuradas.

Àquela altura, Lula tinha 50,83% dos votos válidos e não poderia mais ser alcançado por Bolsonaro, que contabilizava os outros 49,17% de votos válidos.

Para vencer em segundo turno, o candidato à Presidência precisa superar os 50% de votos válidos – mesmo que seja por apenas um voto.

💥️LEIA TAMBÉM

Mapa da apuração: veja como foi a votação por cidade

💥️Veja abaixo as principais mensagens divulgadas na noite deste domingo:

Em rede social, a senadora Simone Tebet (MDB-MS) agradeceu ao país pela votação e disse que "amanhã vai ser outro dia". Tebet foi a terceira colocada no primeiro turno, com 4,16% dos votos válidos.

Ciro Gomes publicou cumprimentos a Lula em uma rede social. Ele foi o quarto colocado no primeiro turno, com 3,04% dos votos.

"Desejo ao presidente eleito toda a felicidade na honrosa missão a si concedida pela maioria de nosso povo brasileiro", completou.

Embora tenha se colocado como rival de Lula nos últimos anos, Ciro Gomes tem histórico de ser apoiador do presidente eleito, chegando até a ser ministro de seu primeiro governo.💥

Em nota, o candidato Felipe d'Avila cumprimentou Lula pela vitória e disse que será oposição ao novo governo. Candidato do Novo, ele foi o sexto colocado no primeiro turno, com 0,47% dos votos válidos.

"Seguirei firme defendendo os valores, princípios e propostas que apresentei ao longo da campanha presidencial: combate implacável ao populismo, defesa da livre economia, erradicação da pobreza extrema, prioridade à educação básica, luta para transformar o Brasil em uma potência ambiental", diz o comunicado.

O candidato Léo Péricles, oitavo colocado no primeiro turno com 0,05% dos votos válidos, parabenizou Lula – a quem apoiou no segundo turno.

A candidata a presidente do PCB, Sofia Manzano, comemorou a vitória do petista, mas defendeu que os apoiadores do ex-presidente e da própria candidata fiquem “atentos a todas as movimentações” de Jair Bolsonaro nos últimos dois meses de governo.

Sofia ficou em nono lugar no primeiro turno, com 0,04% dos votos válidos.

“Mesmo que ele reconheça a derrota e tranquilamente encaminhe para entregar o governo do país ao vitorioso presidente Lula”, disse.

Em nota, o presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi (SP), destacou que o resultado das urnas representa a “vontade soberana” do povo brasileiro e parabenizou a condução do processo pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Ainda em nome da sigla, ele disse esperar que o agora presidente eleito seja “capaz de pacificar o país” e avance em políticas públicas para gerar mais empregos e renda.

A federação PSDB-Cidadania também parabenizou o petista pela vitória. O presidente nacional da aliança de partidos, Bruno Araújo, ainda ressaltou que Lula terá a “difícil missão de unificar um país dividido e com graves problemas sociais a serem superados”.

Em vídeo, o presidente nacional do União Brasil parabenizou a eleição de Lula e a Justiça Eleitoral pela condução das eleições.

Segundo ele, a partir de agora, o país deve focar em união. “É momento de unirmos, de união, estarmos juntos pela paz, pela menor desigualdade social, mais emprego, maior desenvolvimento econômico e mais fraternidade entre nós brasileiros”, afirmou.

O que você está lendo é [Lula eleito em segundo turno: veja repercussão política].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...