Rio entra em estágio de mobilização por previsão de chuva
A cidade do Rio de Janeiro entrou em 💥️Estágio de Mobilização às 15h desta segunda-feira (31). Segundo o Centro de Operações da Prefeitura do Rio (COR), a medida foi tomada devido à previsão de pancadas chuva nas próximas horas no município.
1 de 7 Céu ficou laranja na Avenida Brasil — Foto: Marcos Serra Lima/g1Céu ficou laranja na Avenida Brasil — Foto: Marcos Serra Lima/g1
Às 17h50, núcleos de chuva moderada a forte atuavam sobre a Zona Norte da cidade, com deslocamento em direção ao maciço da Tijuca, Centro e Zona Sul. Outros núcleos de chuva atuavam sobre a Zona Oeste.
A previsão para as próximas horas é de mais pancadas de chuva, mas com tendência de redução onde já houve registros fortes. Na noite desta segunda, segundo o Alerta Rio, com a chegada da frente fria, é previsto tempo instável, com chuva fraca a moderada.
O Estágio de Mobilização é o segundo nível em uma escala de cinco e significa que há riscos de ocorrências de alto impacto na cidade.
2 de 7 Avenida Brasil, no Rio — Foto: Marcos Serra Lima/g1Avenida Brasil, no Rio — Foto: Marcos Serra Lima/g1
O tempo deve seguir instável na terça-feira (1°) e na quarta-feira (2), devido a chegada de ventos úmidos do mar. A previsão é de céu nublado e encoberto e chuva fraca a moderada.
A Marinha estendeu o Aviso de Ressaca, com ondas de 2,5 a 3 metros na cidade do Rio, até 9h de quinta-feira (3).
A Prefeitura do Rio registrou 💥️oito bolsões d'água nesta tarde nos seguintes locais:
3 de 7 Descida da Ponte Rio-Niterói para a Avenida Brasil — Foto: Marcos Serra Lima/g1
Descida da Ponte Rio-Niterói para a Avenida Brasil — Foto: Marcos Serra Lima/g1
Segundo o 💥️Alerta Rio, entre 15h30 e 17h30, os maiores acumulados nas últimas 2h foram:
Já o Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (💥️Cemaden) registrou nas últimas 3 horas:
4 de 7 Estação Gramacho nesta segunda-feira (31) — Foto: Thaís Espírito Santo/g1 Rio
Estação Gramacho nesta segunda-feira (31) — Foto: Thaís Espírito Santo/g1 Rio
Na Região Metropolitana, a chuva atingiu também passageiros da Supervia. Em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, a água entrava na estação Gramacho. Os bancos ficaram molhados e a água se aproximava dos trilhos.
5 de 7 Chuva em trem do ramal Gramacho — Foto: Thaís Espírito Santo/g1 RioChuva em trem do ramal Gramacho — Foto: Thaís Espírito Santo/g1 Rio
Dentro de um dos trens, no ramal Gramacho, a situação se repetiu. Em imagens, é possível ver que havia um furo no material que conecta os os vagões, e a água chegava até os pés dos passageiros.
6 de 7 Trem do ramal Gramacho, nesta segunda-feira (31) — Foto: Thaís Espírito Santo/g1 RioTrem do ramal Gramacho, nesta segunda-feira (31) — Foto: Thaís Espírito Santo/g1 Rio
Em nota, a Supervia afirmou que, ao chegar em Gramacho, o trem em questão passou por vistoria no sistema de portas, mas só foi comunicada sobre a goteira quando o trem já tinha seguido no sentido Central. Segundo a empresa, haverá inspeção na infiltração ainda nesta segunda.
A Supervia também disse que está "monitorando possíveis ocorrências de infiltração nas composições em função das chuvas" para "inspeção e solução do problema no menor tempo possível". Os passageiros devem relatar irregularidades a agentes da Supervia ou pelos canais de atendimento.
Já no bairro Coelho da Rocha, em São João de Meriti, uma telha foi levada pelo vento e quase atingiu um carro no fim da tarde desta segunda.
7 de 7 Telha quase atinge carro em São João de Meriti — Foto: Arquivo pessoalTelha quase atinge carro em São João de Meriti — Foto: Arquivo pessoal
Segundo um morador, a telha atingiu fios, e eles aguardavam a Light chegar ao local.
O g1 tentou contato com a Light, mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem.
O que você está lendo é [Rio entra em estágio de mobilização por previsão de chuva].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments