'Vão sentir saudade da gente', diz Bolsonaro antes de discursar; VÍDEO
Prestes a fazer o primeiro pronunciamento após a perder a eleição, o presidente Jair Bolsonaro (PL) comentou com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira: "Vão sentir saudade da gente". 💥️
Compartilhe no WhatsAppCompartilhe no Telegram
Não fica claro a quem o presidente se referia. A declaração informal foi captada pelos microfones da imprensa – postada para ouvir o pronunciamento oficial.
Bolsonaro fez nesta terça-feira (1º) uma fala curta, de dois minutos, em que disse que continuará cumprindo a Constituição. Depois, o ministro Ciro Nogueira afirmou que dará início à transição de governo.
Em seu pronunciamento, Bolsonaro discordou de ser chamado de antidemocrático e disse que sempre jogou "dentro das quatro linhas da Constituição".
Bolsonaro também disse que "manifestações pacíficas são bem-vindas" e criticou ocupações. Caminhoneiros que apoiam o presidente fazem bloqueios em estradas do país desde o fim do domingo (30).
O resultado das eleições foi confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) às 19h57 de domingo, quando 98,81% das urnas já tinham sido apuradas. Àquela hora, Lula tinha 50,83% dos votos válidos e não poderia mais ser alcançado por Bolsonaro, que contabilizava 49,17% de votos válidos.
Ao todo, com 100% das urnas apuradas, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva obteve 60,3 milhões de votos, e Bolsonaro, 58,2 milhões de votos.
No pronunciamento, Bolsonaro não citou o nome de Lula. Tradicionalmente, candidatos derrotados ligam para os vitoriosos. De acordo com o PT, Bolsonaro não havia procurado Lula até a tarde desta terça.
💥️LEIA TAMBÉM
Logo após a breve fala de Bolsonaro, Ciro Nogueira assumiu o microfone no púlpito para falar sobre a transição de governo, tema que não foi abordado pelo presidente.
"O presidente Jair Bolsonaro autorizou, quando for provocado, com base na lei, a iniciarmos o processo de transição", disse o ministro.
A primeira fala pública de Jair Bolsonaro após a derrota nas eleições foi antecedida de uma intensa movimentação no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República onde o presidente se fechou nos últimos dias.
No início da tarde, carros de vários ministérios chegaram ao local levando os ministros escalados para compor o "cenário" da declaração de Bolsonaro.
A 💥️TV Globo e o 💥️g1 contabilizaram comitivas dos ministérios de Justiça e Segurança Pública, Ciência e Tecnologia, Educação, Meio Ambiente, Desenvolvimento Regional, Cidadania, Economia, Direitos Humanos, Trabalho, Relações Exteriores, Casa Civil, Agricultura e Saúde.
Os carros passaram direto pela portaria e, por isso, não era possível saber se as áreas eram representadas por ministros ou por secretários.
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), também esteve no Alvorada, mas deixou o prédio antes do pronunciamento de Bolsonaro.
WebstoriesOuça o episódio do podcast 💥️O Assunto sobre "Os primeiros passos da transição":
O que você está lendo é ['Vão sentir saudade da gente', diz Bolsonaro antes de discursar; VÍDEO].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments