'Tribunal vai estimular a colaboração', diz relator no TCU sobre a transição de governo

O ministro Antonio Anastasia, relator no Tribunal de Contas da União (TCU) que vai acompanhar a transição entre o governo Jair Bolsonaro (PL) e o futuro governo Lula (PT), afirmou nesta terça-feira (1º) que o tribunal vai "estimular a colaboração" entre as equipes.

"Se houver, eventualmente, o que eu não acredito, alguma dificuldade, o tribunal vai estimular que haja uma colaboração mais plena entre os dois lados", disse Anastasia.

"As duas equipes governamentais, do governo atual e do governo eleito, vão trabalhar em conjunto. O tribunal terá sua equipe técnica fazendo esse monitoramento, sendo acionado quando necessário, em caso de uma dúvida maior, mas também acompanhando os fatos para preparar o relatório final", completou.

Em caso de dificuldade na obtenção de informações ou de dúvidas, o TCU poderá ser acionado e atuar para obtê-las junto à administração federal.

Nesta terça, o plenário do TCU aprovou a proposta de fiscalização da transição entre os governos.

Ao final do processo, Anastasia fará um relatório, detalhando como transcorreu a transição e apontando eventuais problemas.

"O relatório vai identificar os pontos fortes, pontos fracos, e eventualmente sugerir recomendações para que, em futuras transições, o processo seja aperfeiçoado."

O ministro afirmou que pretende apresentar seu relatório na primeira sessão do tribunal de 2023, ainda em janeiro.

Além da fiscalização, o TCU também criou um comitê com três ministros do tribunal para acompanharem o processo. O coordenador do comitê será o ministro Bruno Dantas, presidente do TCU. Também vão compor o grupo os ministros Vital do Rego, Jorge Oliveira e Antonio Anastasia.

O que você está lendo é ['Tribunal vai estimular a colaboração', diz relator no TCU sobre a transição de governo].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...